Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/838
Título: As lamentações de Jeremias e Jó: uma análise comparativa das suas perdas e sofrimentos
Autor: Moura, Josias Leonardo de
Orientador: Pereira, João Batista
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5017161166804446
Palavras-chave: Análise do discurso narrativo;Histórias bíblicas;Narrativa na Bíblia;Estética na literatura
Data do documento: 14-Ago-2018
Citação: MOURA, Josias Leonardo de Moura. As lamentações de Jeremias e Jó: uma análise comparativa das suas perdas e sofrimentos. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Estetrabajo busca identificaralos componentes literariosen el Libro de Joby Lamentaciones,de Jeremías, a partir de semejanzas o diferencias existentes entre esas narrativas bíblicas. Los condicionamientos teóricos,exigidos para problematizar los matices estéticos implicados en el corpus de la investigación,tuvieron como aporte las reflexiones de Luis I.J. Stadelmann, Haroldo de Campose João Leonel, que, como otros, auxiliaronen el paralelo emprendido entre los relatos, norteado por la lamentación como categoría de análisis. En la metodología ha sidousado el método dialéctico, lo que propició queuna interpretaciónde las simetrías e asimetrías mantenidas entre los dos textos, poniendoderelieve la belleza dela poesía hebraica a partir del sufrimiento yde las pérdidas que son externadas por Job y Jeremías. Como una posible conclusión, se consta que se pone claro,en sendoslibros,que el deseo de los profetas por la restitución de las pérdidas sufridas y la conciencia de que ellas fueron merecidas o injustamente impuestas por Dios.
Resumo: O presente trabalho busca identificar componentes literários no Livro de Jóe em Lamentações, de Jeremias, a partir das semelhanças e diferenças mantidas entre esses relatos bíblicos. Os condicionamentos teóricos exigidos para problematizar as nuances estéticas implicadas no corpusda pesquisa tiveram como aporte as reflexões de Luis I. J. Stadelmann, Haroldo de Campos e João Leonel, entre outros, que auxiliaram no paralelo empreendido entre os relatos, norteado pela lamentação como categoria analítica. Na metodologia foi adotado o método dialético, o que propiciou uma interpretação das simetrias e assimetrias entre os textos, ficando destacada a beleza da poesia hebraica a partir do sofrimento e das perdas externadas por Jó e Jeremias por meio de suas lamentações. Como uma possível conclusão, constata-se que ressoa em ambos os livros o anseio pela restituição das perdas sofridas e aconsciência de que elas foram merecidas ou injustamente impostas por Deus.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/838
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ens_josiasleonardodemoura.pdf286,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.