Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/817
Título: Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Autor: Silva, Maria Gercivania da
Endereco Lattes do autor: http://buscacv.cnpq.br/buscacv/#/espelho?nro_id_cnpq_cp_s=2995263773812680
Orientador: Souza Júnior, Cláudio Galvão de
Endereco Lattes do orientador : http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784727E7
Palavras-chave: Educação ambiental;Meio ambiente - Educação;Prática de ensino
Data do documento: 3-Set-2018
Citação: SILVA, Maria Gercivania da. Educação ambiental: percepção da temática entre os discentes e docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2018. 43 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.
Abstract: This research had as objective to analyze the perception of the environmental theme in the course of Degree in Pedagogy at UAG - UFRPE. Researches in the area of environmental perception are important for the development of various actions, being related to the consciousness and the way of life of the individual. It is worth mentioning that, in favor of conservation and preservation of the environment and natural resources, there is still a great lack of incentive actions for people, especially those who depend on the resources offered by Nature to ensure their survival. The Teaching of Environmental Education (EA) appears in the NCPs as a cross-cutting theme, being present in the other disciplines. The practice of EA in schools, depending on the teacher's, coordinator's and manager's view, is treated in a random way, due to the lack of incentive or because they consider that the contents of a particular discipline does not contemplate subjects of EE. The research performed is considered exploratory, but can also be classified as a case study. To obtain data, questionnaires were applied to students of the second and eighth period and to teachers who teach a course in the Degree in Pedagogy. When analyzing the Perception of Environmental Education among Teachers of the Degree in Pedagogy, we verified that they correlated to two important factors, co-responsibility and the construction of values, as being a primordial part in the construction of knowledge of environmental themes in education. When analyzing the data of the students, we verified that the concept of AE varies between the second and the eighth periods.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção da temática ambiental no curso de Licenciatura em Pedagogia na UAG – UFRPE. Pesquisas realizadas na área da percepção ambiental são importantes para o desenvolvimentos de várias ações, estando relacionadas com a consciência e o modo de vida do indivíduo. Vale ressaltar que, em favor da conservação e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ainda existe uma grande deficiência em ações de incentivo para as pessoas, em especial para os que dependem dos recursos oferecidos pela Natureza para garantir a sua sobrevivência. O Ensino da Educação Ambiental (EA) aparece nos PCN como sendo um tema transversal, estando presente nas demais disciplinas. A prática da EA em escolas, dependendo do olhar do professor, coordenador e gestor, é tratada de modo aleatório, isso em decorrência da falta de incentivo ou por considerarem que os conteúdos de uma determinada disciplina não contemple assuntos de EA. A pesquisa realizada é considerada exploratória, como também pode ser classificada como estudo de caso. Para a obtenção de dados, foram aplicados questionários a discentes do segundo e oitavo período e a docentes que ministram aula no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao analisar a Percepção da Educação Ambiental entre Docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, constatamos que eles correlacionaram a dois fatores importantes, a corresponsabilidade e a construção de valores, como sendo parte primordial na construção de saberes de temas ambientais na educação. Ao analisamos os dados dos discentes, verificamos que o conceito de EA varia entre o segundo e o oitavo períodos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/817
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariagercivaniadasilva.pdf957 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.