Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/751
Título: Planejamento de medidas estruturais para o manejo de águas pluviais no escoamento do estacionamento do edifício Vasconcelos Sobrinho (CEAGRI II) na Universidade Federal Rural De Pernambuco – Campus Dois Irmãos
Autor: Wei, Amanda Paula da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9771760829170226
Orientador: Silva, Vicente de Paulo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3590522665927472
Palavras-chave: Escoamento urbano;Drenagem;Bueiros;Controle de inundações
Data do documento: 14-Jul-2017
Citação: WEI, Amanda Paula da Silva. Planejamento de medidas estruturais para o manejo de águas pluviais no escoamento do estacionamento do edifício Vasconcelos Sobrinho (CEAGRI II) na Universidade Federal Rural De Pernambuco – Campus Dois Irmãos. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.
Resumo: O crescimento acelerado da urbanização conjunto à ausência de um planejamento de infraestrutura urbana e de uma gestão dos recursos hídricos têm contribuído para o aumento da frequência de inundações, gerando impactos negativos no meio e na população. O estacionamento do Edifício Vasconcelos Sobrinho da Universidade Federal Rural de Pernambuco é um exemplo de área acometida por essas inundações, que afeta a paisagem local e causa desconforto aos seus usuários. Esta pesquisa objetivou, portanto, avaliar alternativas de esgotamento pluvial da área do estacionamento e suas formas de destino final. Para tal, foi realizado um levantamento topográfico planialtimétrico da área em estudo; calculado declividades, velocidades de escoamento, tempos de concentração, intensidades de precipitação e vazões máximas; e dimensionado as estruturas adequadas para a drenagem do estacionamento. Os resultados obtidos apontaram para a utilização de duas bocas de lobo de comprimento padrão e 0,10 metros de altura e uma galeria de 0,40 metros de diâmetro. O sistema de microdrenagem dimensionado nesta pesquisa corrige o problema das inundações na área estudada e do impacto visual que estas causam e contribui para a melhoria da qualidade de vida dos usuários do estacionamento.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/751
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_Amanda Paula da Silva Wei_ret.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.