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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/748
Title: | Concepções e práticas de professores com jogos como recurso didático no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Silva, Andréa Ferreira da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Teles, Rosinalda Aurora de Melo |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/8888500885370084 |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino;Jogos educativos;Jogos no ensino de matemática |
Issue Date: | 3-Sep-2018 |
Citation: | SILVA, Andréa Ferreira da. Concepções e práticas de professores com jogos como recurso didático no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. |
Abstract: | This research had the objective of analyzing the conceptions and practices of teachers of the initial years with the use of games in the teaching of Mathematics. In order to theoretically base this study, a literature review was carried out on didactic resources and on game use, which served as a parameter for the qualitative analysis of the data collected through questionnaires and class observations in the initial years of elementary school. All participants agreed that games help learning more significantly, mainly because of their playful appearance. Regarding the choice of games, the teachers take into account the age range of the students and the difficulties related to the content. Most of the interviewees are the ones who make the games without the participation of the students. Some games are kept in school, others are taken home by the teacher, ie students have access only when the teacher wishes to include them in their planning. They emphasize that the use of games requires patience and responsibility on the part of the teacher and that the difficulties are related to the students' agitation and to get the participation of all. The results showed that teachers use games, but not with the frequency reported in the questionnaire. In the observations it was possible to verify several positive aspects related to the use of games in the classroom, such as stimulating the students' autonomy and reflections on winning and losing. Predominated the use of games exploring addition and subtraction, always as reinforcement to the content worked, with the perspective of numerical calculation, never contextualized. That is, the proposed games were held for the purpose of doing accounts, training and even decorating. |
Description: | Esta pesquisa teve por objetivo analisar concepções e práticas de professores dos anos iniciais com o uso de jogos no ensino da Matemática. Para fundamentar teoricamente este estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre recursos didáticos e sobre o uso de jogos. A mesma serviu como parâmetro para realização das análises qualitativas dos dados coletados através de questionários e observações de aulas nos anos inicia do ensino fundamental. Todos os participantes concordaram que os jogos ajudam na aprendizagem de forma mais significativa, principalmente por causa do seu aspecto lúdico. Em relação à escolha dos jogos os professores levam em consideração a faixa etária dos alunos e as dificuldades referentes a determinado conteúdo. As professoras que participaram da pesquisa, a maioria delas são quem confecciona os jogos, sem a participação dos alunos. Alguns jogos são guardados na escola, outros são levados para casa pelo professor, ou seja, os alunos têm acesso apenas quando o professor desejar inclui-los em seu planejamento. Destacam que o uso de jogos requer por parte do professor paciência e responsabilidade e que as dificuldades estão relacionadas à agitação dos alunos e conseguir a participação de todos. Os resultados apontaram que os docentes usam jogos, mas não com a frequência relatada no questionário. Nas observações foi possível verificar vários aspectos positivos relacionados ao uso de jogos em sala de aula, tais como estímulo à autonomia dos alunos e reflexões sobre ganhar e perder. Predominou o uso de jogos explorando adição e subtração, sempre como reforço ao conteúdo trabalhado, com a perspectiva do cálculo numérico, nunca contextualizado. Ou seja, os jogos propostos eram realizados com a finalidade de fazer contas, treinar e até mesmo decorar. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/748 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
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