Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/738
Título: Avaliação das características geomecânicas do solo da área destinada à construção do campus definitivo da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho - UFRPE
Autor: Couto, André Vinícius Melo
Endereco Lattes do autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8211696H2
Orientador: Lins, Cecília Maria Mota Silva
Endereco Lattes do orientador : http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704982D7
Palavras-chave: solos testes;solos ensaios e provas;testes dos solos;testes em solos;mecânica do solo
Data do documento: 31-Ago-2017
Citação: COUTO, André Vinicius Melo. Avaliação das características geomecânicas do solo da área destinada à construção do campus definitivo da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho-UFRPE. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Construção Civil) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018.
Resumo: A ABNT (NBR 6502/1995) define solo como “material proveniente da decomposição das rochas pela ação de agentes físicos ou químicos, podendo ou não ter matéria orgânica”. Para classificação do solo e o conhecimento do seu comportamento frente às solicitações, é necessário que se faça a caracterização física e geomecânica através de ensaios de laboratório. Neste contexto, este estudo visa caracterizar o solo da área onde está sendo construído o edifício-garagem do campus definitivo da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, situada município do Cabo de Santo Agostinho. Para alcançar estes objetivos foram determinadas as principais características físicas e geomecânicas da amostra de solo através da realização dos ensaios de granulometria, limites de consistência, picnômetro, compactação e adensamento. Obteve-se através dos resultados de granulometria e dos limites de consistência que o solo é classificado como silte inorgânico medianamente plástico, de acordo com o Sistema Unificado de Classificação dos Solos (SUCS). A partir do método do picnômetro obteve-se que a densidade relativa ou real dos grãos é igual a 2,725, concluindo que pode conter minerais como montmorilonita, feldspato e clorita. Através do ensaio de compactação foi possível obter os dados de umidade ótima (23,5%) e a massa específica seca (1,505 g/cm³) e o adensamento, proporcionou adquirir o índice de compressão Cc de 0,066 e de descompressão Cd de 0,0066 para amostra na umidade ótima, e Cc de 0,232 e Cd de 0,046 para amostra saturada, parâmetros importantes para o estudo do recalque do solo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/738
Aparece nas coleções:TCC - Construção Civil - Edificações (UACSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_andre viniciusmelocouto.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.