Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/732
Título: | A música e a troca de sentimentos: uma abordagem da linguagem musical na sala de aula |
Autor: | Oliveira, Lídia Janieide de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2888805899604780 |
Orientador: | Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/6266838424159082 |
Palavras-chave: | Música na educação;Música - História e crítica;Música - Análise, apreciação;Ensino fundamental |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | OLIVEIRA, Lídia Janeide de. A música e a troca de sentimentos: uma abordagem da linguagem musical na sala de aula. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018. |
Resumo: | Este trabalho buscou gerar uma reflexão acerca dos aspectos essenciais do Ensino da Música, levando em conta as suas diversas possibilidades, quando encarada como forma de conhecimento necessária ao ser humano. Na sua feitura, destacamos desde alguns meandros históricos do Ensino da Música no Brasil, até os aspectos mais voltados para a legislação, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e alguns documentos norteadores, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O diferencial neste texto, ocorre não só pela exposição de um breve histórico de fatos e leis, que regeram e regem o Ensino da Música no Brasil, mas também por ter buscado fulcrar uma refrexão sobre a inserção de Ensino da Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, usamos como base algumas teorias de músicos-pedagogos, que viam no Ensino da Música uma rica oportunidade de desenvolver os aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores dos alunos. Para subsidiar esta pesquisa, não nos contentamos apenas com uma abordagem teórica, mas buscamos confirmação na concretude do fazer educacional com a música, estabelecendo relação entre as teorias apresentadas e a prática de aulas de música, observadas em uma escola do Agreste Meridional, enfatizando a música como uma pedagoga humana na troca de sentimentos, dentro da escola. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/732 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_lídiajanieidedeoliveira.pdf | 467,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.