Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/723
Título: Uniformes laborais sob a ótica dos/as funcionários/as de uma unidade de alimentação e nutrição
Autor: Nóbrega, Irma Vieira de Sousa
Orientador: Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0639256942534141
Palavras-chave: Uniformes;Restaurante;Satisfação no trabalho
Data do documento: 2018
Citação: NÓBREGA, Irma Vieira de Sousa. Uniformes laborais sob a ótica dos/as funcionários/as de uma unidade de alimentação e nutrição. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica)- Departamento de Ciências Domésticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral investigar as compreensões dos/as funcionários/ as sobre os uniformes da Unidade de Alimentação e Nutrição em que trabalham. Para captação dos dados foram executadas entrevistas com 23 funcionários/as do restaurante universitário da UFRPE, das quais suas respostas foram analisadas predominantemente seguindo um caráter qualitativo. Ademais, esta pesquisa também se fundamenta por meio de observações feitas pela pesquisadora, quanto aos uniformes dos/as funcionários/as na realização das suas atividades laborais, que são diversificadas e intensas, de modo que exigem grande mobilidade corporal, e ocasionam a exposição destas pessoas a variadas temperaturas, utensílios e equipamentos. Neste contexto, o uso adequado de uniformes, deve contemplar fatores ligados ao conforto, de modo a contribuir para um maior desempenho e rendimento das operações de trabalho e bem-estar das pessoas envolvidas. Os/as entrevistados/as mostraram-se satisfeitos/as quanto ao uso do uniforme, no entanto, sinalizaram melhorias como: a troca do cordão que sustenta a calça na altura da cintura por elásticos; o tipo de bota específica a cada função; aventais e luvas individuais proporcionais às atividades e estrutura anatômica. Portanto, é válido considerar que, o/a profissional em Economia Doméstica pode contribuir para o planejamento e proposições de melhorias no uniforme laboral, no intuito de promover confortabilidade, bem-estar e satisfação, de modo a incidir positivamente no rendimento do trabalho e na qualidade de vida dos/as colaboradores/as de uma empresa, por meio do vestuário.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/723
Aparece nas coleções:TCC - Economia Doméstica (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Irma Vieira De Sousa Nobrega.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.