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Título: O trato com o conhecimento esporte nas aulas de educação física: a questão dos jogos interclasses
Autor: Souza, Victor de Albuquerque
Orientador: Melo, Flávio Dantas Albuquerque
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9033781419336294
Palavras-chave: Esportes coletivos;Planejamento pedagógico;Tempo pedagógico
Data do documento: 2018
Citação: SOUZA, Victor de Albuquerque. O trato com o conhecimento esporte nas aulas de educação física: a questão dos jogos interclasses. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: The realization of sports competitions in the school space is, by tradition, common in many educational institutions of the state of Pernambuco. Predominantly, these competitions happen annually and assume a certain format that gains the terminology of "interclass games". The present study has as main justification the potential of interclass games to promote gains in the learning process, especially in the treatment of collective sports. The research, with a qualitative approach and exploratory objective, aims to analyze the treatment of the content of sports through interclass games, especially with regard to the place that said teaching procedure has occupied in the pedagogical planning of the physical education teacher. The same was done with the teachers of physical education of the two state schools of reference of totally integral character of the municipality of Carpina - PE. Collected through semistructured interviews, the data were analyzed according to the content analysis procedure proposed by Bardin according to Triviños (1987). As a result, we can consider that the relationship between the achievement of the interclass games for the work of the contents related to collective sports and the pedagogical planning of the teacher occurs in a troubled way. However, we see that there are also positive aspects to be highlighted, such as some issues related to interdisciplinarity and the organization of pedagogical time.
Resumo: A realização de competições esportivas no espaço escolar é, por tradição, comum em muitas instituições de ensino do estado de Pernambuco. Predominantemente, essas competições acontecem anualmente e assumem um determinado formato que ganha a terminologia de “jogos interclasses”. O presente estudo tem como principal justificativa a potencialidade dos jogos interclasses promoverem ganhos no processo de aprendizagem, sobretudo no trato dos esportes coletivos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, tem como objetivo analisar do trato do conteúdo dos esporte por meio dos jogos interclasses, sobretudo no que diz respeito ao lugar que o referido procedimento de ensino tem ocupado no planejamento pedagógico do professor de educação física. A mesma foi realizada com os professores de educação física das duas escolas estaduais de referência de caráter totalmente integral do município de Carpina - PE. Coletados através de entrevistas semiestruturadas, os dados foram analisados de acordo com o procedimento de análise de conteúdo proposto por Bardin segundo Triviños (1987). Como resultado, podemos considerar que a relação entre a realização dos jogos interclasses para o trabalho dos conteúdos referentes aos esportes coletivos e o planejamento pedagógico do professor se dá de maneira conturbada. No entanto, vemos que há também aspectos positivos a serem destacados, como algumas questões referentes à interdisciplinaridade e à organização do tempo pedagógico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/697
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