Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/694
Título: A Coeducação também dança: reflexões para a Educação física esolar
Autor: Vasconcelos, Rayssa Hellena Almeida de
Endereco Lattes do autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8187644A7
Orientador: Lira, Maria Helena Câmara
Endereco Lattes do orientador : http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249430P6
Palavras-chave: Educação física;Dança;Dança na educação;Identidade de gênero na educação
Data do documento: 2018
Citação: VASCONCELOS, Rayssa Hellena Almeida de. A Coeducação também dança: reflexões para a Educação física esolar. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: This research seeks to analyze the possibilities of working the dance/education from coeducational principles, seeing dance as content of School Physical Education classes, form of expression, art, science, psychomotricity and body culture. Through a bibliographical research we were able to unveil the details of the coeducation theory studied by Daniela Auad (2003, 2003b, 2004b, 2005, 2006, 2010, 2015, 2016) and the methodology of dance education, developed by several authors such as Laban (1978, 1990), Marques (1999, 2010, 2011) and Nanni (1998, 2002), finding approximations and distances that showed possibilities of union. Finally, we report the experience of extension projects based at the Federal Rural University of Pernambuco, during 2015 and 2016, where dance and gender relations worked in a single propositional rhythm, that of dance/coeducation.
Resumo: Esta pesquisa busca analisar as possibilidades de se trabalhar a dança/educação a partir de princípios coeducativos, enxergando a dança como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar, forma de expressão, arte, ciência, psicomotricidade e cultura corporal. Através de uma pesquisa bibliográfica pudemos desvendar os detalhes da teoria coeducativa estudada por Daniela Auad (2003; 2003b; 2004; 2004b; 2005; 2006; 2010; 2015; 2016) e a metodologia da dança educativa, desenvolvida por diversas autoras(es) como Laban (1978, 1990), Marques (1999, 2010; 2011) e Nanni (1998; 2002), encontrando aproximações e distanciamentos que mostraram possibilidades de união. Por fim, damos conta do relato de experiência dos projetos de extensão sediados na Universidade Federal Rural de Pernambuco, durante 2015 e 2016, onde a dança e as relações de gênero trabalharam em um só ritmo propositivo, o da dança/coeducativa.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/694
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_RAYSSA HELLENA ALMEIDA DE VASCONCELOS.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.