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Título: A necessidade da pessoa surda no ensino regular
Autor: Oliveira, Helen Andrade de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2324132257599554
Orientador: Cordeiro, Leane Pereira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8538638475316742
Palavras-chave: Surdos - Educação;Inclusão escolar;Educação e Estado;Deficientes auditivos
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA,Helen Andrade de. A necessidade da pessoa surda no ensino regular. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Educational policies advocate that all students with disabilities attend regular schools. These same policies offer complementary services for hearing impaired students. This research, of a qualitative nature, analyzed the needs of the deaf student for the insertion in the regular education focusing on the Brazilian inclusive policies. A bibliographic review was developed, based on the use of documentary analysis and literature review. Based on the results of this research, it can be shown that the schooling of the hearing impaired has been achieved through the gains of the deaf community, although there have been advances in educational approaches, it is still necessary to reconsider the education of this group of students as individuals with particular characteristics and for that to happen measures of improvements must be adopted independently of the level and the network of education, the deaf community has the right to learn and to develop its knowledge, and for this one must think a structural readaptation.
Resumo: As políticas educacionais defendem que todos os alunos com deficiência frequentem escolas regulares. Essas mesmas políticas oferecem atendimentos complementares para alunos com deficiência auditiva. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, analisou as necessidades do aluno surdo para a inserção no ensino regular tendo como foco as políticas inclusivas brasileiras. Realizou-se uma revisão bibliográfica, desenvolvida a partir do uso da análise documental e revisão de literatura. Com base nos resultados desta pesquisa pode-se revelar que, a escolarização da pessoa com deficiência auditiva vem se concretizando por meio dos ganhos da comunidade surda, embora tenha havido avanços nas abordagens educacionais, ainda é necessário reconsiderar a educação desse grupo de estudantes enquanto indivíduos com características particulares e para que isso aconteça medidas de melhorias devem ser adotadas independente do nível e da rede de ensino, a comunidade surda tem direito de aprender e desenvolver seu conhecimento, e para isso deve-se pensar uma readaptação estrutural.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/690
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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