Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6765
Título: A abordagem das variações linguísticas no livro didático do 6º ano de língua portuguesa tecendo linguagens
Autor: Nascimento, Vanessa Maria Leonisa da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6889986563201805
Orientador: Domingos, Suzana Ferreira Paulino
Endereco Lattes do orientador :  http://lattes.cnpq.br/2393224245460974
Palavras-chave: Variação linguística;Preconceitos;Livros didáticos;Língua portuguesa - Estudo e ensino
Data do documento: 18-Jul-2022
Citação: NASCIMENTO, Vanessa Maria Leonisa da Silva. A abordagem das variações linguísticas no livro didático do 6º ano de língua portuguesa tecendo linguagens. 2024. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: Tendo em vista os preconceitos que os falantes de variações linguísticas enfrentam na sociedade, as escolas podem reproduzir essa prática, seja através do currículo, das imposições docentes e/ou dos instrumentos institucionais como o livro didático de língua portuguesa. O objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem das Variações Linguísticas no Livro Didático do aluno de Língua Portuguesa do 6º ano - fundamental II. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos de Bagno (1999, 2004, 2006), Bunzen (2007), Rojo (2003) e Travaglia (2011). Os resultados indicam a abordagem tradicionalista das variações linguísticas, sem propor reflexão e discussão do tema, limitando-se à presença de atividades que focalizam aspectos gramaticais. Ainda, o tema preconceito linguístico é ignorado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6765
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_vanessamarialeonisadasilvanascimento.pdf414,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons