ALERTA!
O Repositório Institucional da UFRPE passou a funcionar em um novo endereço: arandu.ufrpe.br
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6764
Título: | Variação linguística e Graphic Novel : uma proposta de atividade didática de Língua Portuguesa para o 9º ano do ensino fundamental |
Autor: | Coelho, Renata da Paixão |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4577677244825796 |
Orientador: | Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5560834728346049 |
Palavras-chave: | Graphic novel;Variação linguística;Língua portuguesa - Estudo e ensino;Ensino fundamental |
Data do documento: | 30-Nov-2023 |
Citação: | COELHO, Renata da Paixão. Variação linguística e Graphic Novel : uma proposta de atividade didática de Língua Portuguesa para o 9º ano do ensino fundamental. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio, PE, 2023. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral apresentar uma proposta de atividades didáticas para o ensino de variedade linguística, em consonância com o graphic novel como estratégia metodológica para as turmas do 9º ano do ensino fundamental. Seus objetivos específicos buscaram mostrar a importância de abordar o processo das variedades linguísticas na sala de aula, refletir a respeito da pertinência das variações e sua conformidade diante dos contextos em contestação ao preconceito e conscientização da prática da língua. A pesquisa foi justificada a partir da necessidade da conscientização dos jovens no que se refere à diversidade da língua e suas características em relação aos diferentes contextos, sejam estes culturais, sociais ou identitários; compreendendo que a partir disso pode-se perceber um preconceito linguístico completamente disfarçado. Como resultados, o estudo revela que é possível desenvolver um senso crítico, reflexivo e motivador no que corresponde à aprendizagem das variações linguísticas e no conhecimento dos graphics novels, em consenso com o direcionamento das habilidades propostas pelo Currículo de Pernambuco. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6764 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_renatadapaixaocoelho.pdf | 504,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons