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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6761
Título: | A BNCC e o livro didático de Língua Portuguesa : contribuições da música nas aulas de linguagem |
Autor: | Silva, José Carlos Rodrigues da |
Orientador: | Rosa, Aliete Gomes Carneiro |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9765841869399460 |
Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curricular;Livros didáticos;Música na educação;Língua portuguesa;Reforma do ensino;Novo ensino médio |
Data do documento: | 21-Dez-2023 |
Citação: | SILVA, José Carlos Rodrigues da. A BNCC e o livro didático de Língua Portuguesa : contribuições da música nas aulas de linguagem. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o livro didático usado na sala de aula da EREM Justa Barbosa de Sales, situada no município de Vertente do Lério – PE, estabelecendo relação com a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, com o fito de compreender o seu alinhamento com a proposta curricular do Novo Ensino Médio. Logo, a música aqui tratada foi investigada enquanto elemento da linguagem, especificamente na área de Artes. A análise consistiu em observar a relação da BNCC com o livro didático adotado pela escola campo de estágio para compreender de que forma esse material apresenta a música como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem, apoiando o professor de Língua Portuguesa nas aulas de linguagem. Para tanto, consideramos sequências didáticas presentes no livro e observamos a relação dessas atividades com as competências assumidas pela BNCC para o ensino de língua portuguesa que, neste caso, traz a música no entrelaçamento dos conteúdos. Posteriormente, aplicamos um Plano de Atividades a fim de perceber, na prática, como a música consegue ter aceitação junto aos estudantes conforme propõe a BNCC. Para compreender o papel do livro didático de língua portuguesa na sala de aula, tomamos como referência os estudos de Bunzen (2014), considerações de Dionísio e Bezerra (2020) sobre o livro didático de Português, alinhando-se à música no texto de Vila Nova (2012). |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6761 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
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