Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6759
Título: O papel do letramento emocional no processo de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental
Autor: Costa, Diane Coêlho
Orientador: Rosa, Aliete Gomes Carneiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9765841869399460
Palavras-chave: Letramento literário;Letramento emocional;Literatura;Escrita;Ensino fundamental
Data do documento: 21-Dez-2023
Citação: COSTA, Diane Coêlho. O papel do letramento emocional no processo de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: Este trabalho trata de experiência literária vivenciada a partir da aplicação de uma oficina desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola de Referência de Ensino Fundamental Maria Cecília Barbosa Leal em Surubim, Pernambuco. Nosso objetivo com a atividade foi motivar os discentes, através de propostas de leituras literárias, à re(descoberta) do prazer de ler e, com isso, estimular as emoções dos estudantes e ajudá-los a compreender a importância de tratar as emoções, usando a literatura para a compreensão de sentimentos vivenciados por personagens com os quais os estudantes se identificaram. Assim, pudemos ampliar a habilidade da compreensão textual, aprofundar o interesse dos estudantes pela leitura de textos literários além de incentivar a criatividade e a compreensão do mundo e dos sentimentos ao se relacionarem com os sujeitos à sua volta. Para a construção deste relato, estendemos o olhar para os escritos de Rosenberg (2006) e Cosson (2006) para compreender o letramento emocional e literário, respectivamente. Para ampliação da competência leitora, realizamos com os alunos a exibição do filme Meu pé de laranja lima para depois fazermos a leitura do romance, além do tratamento com cordel como gênero literário usado na aula de linguagem. Observamos que os estudantes trabalharam positivamente durante a oficina, que culminou espontaneamente na criação de um cordel emocionante.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6759
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_dianecoelhocosta.pdf315,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons