Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6673
Título: Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio
Autor: Silva, Aurineide Ivaneide Alves da
Endereco Lattes do autor:  http://lattes.cnpq.br/5731995772503430
Orientador: Silva, Ana Paula Teixeira Bruno
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7567099861370352
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Óptica geométrica;Metodologias ativas;Sala de aula invertida;Ensino médio
Data do documento: 19-Dez-2023
Citação: SILVA, Aurineide Ivaneide Alves da. Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Limoeiro,PE, 2023.
Resumo: Na atualidade, no cenário da educação, o ensino de Física tem se tornado cada vez mais desafiador, e o papel do professor dentro do contexto escolar não deve ser apenas o que passa a informação, mas ser um mediador, e que utilize mudanças inovadoras, sendo o aluno protagonista da aprendizagem. É perceptível na prática de ensino, desafios imensos, dentre eles: a superlotação de salas; a falta de comprometimento e desinteresse por parte de alguns alunos; a infraestrutura escolar inadequada e a escassez de recursos didáticos em algumas escolas, fazendo necessário a utilização de metodologias ativas que contribua na formação intelectual e social dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o uso da metodologia ativa, sala de aula invertida, juntamente com atividades experimentais e recursos tecnológicos para o contexto escolar no ensino da Óptica Geométrica, com alunos do ensino médio. Dessa forma, fazendo a utilização dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas da Óptica Geométrica, numa turma do ensino médio. Os resultados mostraram, a positividade da metodologia ativa, sala de aula invertida, e os benefícios do uso de recursos didáticos de baixo custo e tecnológico, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6673
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_aurineideivaneidealvesdasilva.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons