Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ana Paula Teixeira Bruno-
dc.contributor.authorSilva, Aurineide Ivaneide Alves da-
dc.date.accessioned2025-01-24T19:29:42Z-
dc.date.available2025-01-24T19:29:42Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Aurineide Ivaneide Alves da. Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Limoeiro,PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6673-
dc.descriptionNa atualidade, no cenário da educação, o ensino de Física tem se tornado cada vez mais desafiador, e o papel do professor dentro do contexto escolar não deve ser apenas o que passa a informação, mas ser um mediador, e que utilize mudanças inovadoras, sendo o aluno protagonista da aprendizagem. É perceptível na prática de ensino, desafios imensos, dentre eles: a superlotação de salas; a falta de comprometimento e desinteresse por parte de alguns alunos; a infraestrutura escolar inadequada e a escassez de recursos didáticos em algumas escolas, fazendo necessário a utilização de metodologias ativas que contribua na formação intelectual e social dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o uso da metodologia ativa, sala de aula invertida, juntamente com atividades experimentais e recursos tecnológicos para o contexto escolar no ensino da Óptica Geométrica, com alunos do ensino médio. Dessa forma, fazendo a utilização dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas da Óptica Geométrica, numa turma do ensino médio. Os resultados mostraram, a positividade da metodologia ativa, sala de aula invertida, e os benefícios do uso de recursos didáticos de baixo custo e tecnológico, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent26f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5731995772503430pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7567099861370352pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localLimoeiro, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Físicapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_aurineideivaneidealvesdasilva.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons