Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6669
Título: Desenvolvimento humano integral: contribuições da psicomotricidade
Autor: Pinto, Tainá Gomes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4091658484116375
Orientador: Araújo, Luiza Cristina Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0135396145333123
Palavras-chave: Educação;Psicomotricidade;Psicologia do desenvolvimento
Data do documento: 26-Jul-2019
Citação: PINTO, Tainá Gomes. Desenvolvimento humano integral: contribuições da psicomotricidade. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: Theories about human development and psychomotricity present us with a way of understanding the subject as a global being. Realizing the scarcity of the discussion on this subject in letters, as well as our experiences in the classroom in undergraduate and the need to better understand human development, we come to the problematic, namely, to what extent the psychomotricity stimulates the development integral part of the person contributed to educational processes in general. In order to respond to this initial concern, this study aimed to understand integral human development through the contributions of psychomotricity, briefly reflecting on its relation with the educational field. The theoretical basis of this study was given mainly by perspectives about human development and a selection of studies on psychomotricity in the field of education. The study consisted of a qualitative, bibliographical research, of an exploratory character, through which it was possible to obtain a basic knowledge about the subject. The results point to an understanding of the importance of psychomotricity as a theory and method of approach to integral human development and education. We thus see how this knowledge can contribute to the pedagogical practice of the educator.
Resumo: As teorias sobre o desenvolvimento humano e a psicomotricidade nos apresentam uma maneira de compreender o sujeito como ser global. Percebendo a escassez da discussão sobre esse tema no curso de Letras, bem como as nossas experiências em sala de aula na graduação, e a necessidade de melhor compreender o desenvolvimento humano, chegamos à problemática, a saber, em que medida a psicomotricidade estimula o desenvolvimento integral da pessoa contribuído para os processos educativos em geral. Para responder essa inquietação inicial, o presente trabalho teve por objetivo geral compreender o desenvolvimento humano integral, através das contribuições da psicomotricidade, refletindo brevemente sobre a sua relação com o campo educacional. A fundamentação teórica deste estudo se deu, principalmente, por perspectivas acerca do desenvolvimento humano e uma seleção de estudos sobre psicomotricidade no campo da educação. O estudo foi constituído por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, de caráter exploratório por meio da qual permitisse obter um conhecimento básico sobre o tema. Os resultados apontam para compreensão da importância da psicomotricidade como uma teoria e um método de abordagem do desenvolvimento humano integral e da educação. Constatamos, assim, como esses conhecimentos podem colaborar para a prática pedagógica do educador, bem como ampliar a discussão do campo de estudo da psicomotricidade no curso de letras onde pouco se discute sobre esse tema.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6669
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_tainagomespinto.pdf589,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons