Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6653
Título: Reforma, ampliação e reforço dos alicerces dos blocos laterais que compõem a ala esquerda do conjunto arquitetônico da Reitoria da UFRPE – Fotografia 4
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Arquitetura e construção;Reitorado 1954-1962
Data do documento: 1957
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Reforma, ampliação e reforço dos alicerces dos blocos laterais que compõem a ala esquerda do conjunto arquitetônico da Reitoria da UFRPE – Fotografia 4. Fotografia em preto e branco, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm.
Abstract: Registro da Reforma, ampliação e reforço dos alicerces dos blocos laterais que compõem a ala esquerda do conjunto arquitetônico da Reitoria da UFRPE. Observa-se que o fotógrafo fez a imagem estando no alto do primeiro andar do bloco central do conjunto arquitetônico, vendo-se os mencionados blocos em plena fase da construção. Vê-se no segundo bloco, dois trabalhadores em sua labuta diária, vê-se também as ferragens, e os restos de materiais na frente do conjunto de blocos. Nota importante: Ao longo das décadas, os reitores mantiveram o compromisso de conservação e manutenção da coerência original com o projeto do arquiteto Luiz Nunes no governo do interventor Carlos de Lima Cavalcanti. Tal cuidado e preservação justificaram que esse conjunto arquitetônico viesse a se tornar um Imóvel Especial de Preservação (IEP), ocupando o nº 80, constante do Anexo I da Lei Ordinária nº 16.159 de 24 de janeiro de 1996 da Prefeitura Municipal do Recife. FONTES DE PESQUISA: PINTO, Waldecy Fernandes. Professor e Reitor da UFRPE no período de 1983-1987. Entrevistas concedidas à Conceição Martins e Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, em 07 de julho e 15 de outubro de 2009; PRÉDIO Reitoria da UFRPE: resgate histórico 1935-2009. Recife: EDUFRPE, 2011. PESQUISA COMPLEMENTAR: GURAN, Milton. Documentação fotográfica e pesquisa científica: notas e reflexões. Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012. Disponível em: http://www.labhoi.uff.br/sites/default/files/doc_foto_pq.versao_final_27_dez.pdf Acesso em: 21 dez. 2023; PISANESCHI, PISANESCHI, Lucilene Schunck C.; BAUER, Viviane Freitas Carlos. A imagem da história: o uso da documentação iconográfica e historiográfica. São Paulo: Amazon & Independently published, 2021.
Resumo: Fotografia em preto e branco, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal, bordas sem picotes no seu entorno. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Não possui duplicata. Possui informações escritas a lápis no verso. Integra a minicoleção composta pelas fotografias 0031, 0032, 0033, 0034, 0035 e 0036.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6653
Aparece nas coleções:1954 a 1962 - Reitorado Prof. Manuel Rodrigues Filho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_manoelrodrigues_0033.jpg216,58 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons