Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6649
Título: Metodologias ativas e práticas interdisciplinares no ensino médio: um estudo de caso em uma escola particular em Recife
Autor: Silva, Cesar Welyce da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6921572996321415
Orientador: Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9841407418433772
Palavras-chave: Ensino de ciências;Aprendizagem ativa;Ensino médio;Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data do documento: 4-Out-2024
Citação: SILVA, Cesar Welyce da. Metodologias ativas e práticas interdisciplinares no ensino médio: um estudo de caso em uma escola particular em Recife. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This paper investigated the effectiveness of active methodologies in science laboratory practices as a method of preparation for exams such as ENEM and SSA, for students that are in the first and second year of High School, with the aim of promoting a more significant and integrated learning with the sciences of nature. ProlabPreMed, created in 2018 at a private school in the city of Recife, PE, prepares high school students for college entrance exams with a focus on admission to highly competitive courses such as medicine and engineering. The practices carried out in the science laboratory involve a series of experiments that are covered in entrance exams, providing students with a deeper understanding of theoretical concepts. The use of active methodologies encourages active student participation, making the school environment dynamic and collaborative. Moreover, these approaches foster the acquisition of essential skills, such as critical thinking, problem-solving, and independence, which are crucial both for the exams and for academic and professional development.
Resumo: O presente trabalho investigou a eficácia das metodologias ativas em práticas no laboratório de ciências como método de preparação para o ENEM e SSA, para alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais significativa e integrada das ciências da natureza. O ProlabPreMed, criado em 2018 em um colégio particular na cidade de Recife-PE, prepara os alunos do ensino médio para o vestibular com foco na aprovação dos estudantes nos cursos mais concorridos, como medicina e engenharia. As práticas realizadas no laboratório de ciências traz uma série de experimentos que são cobrados nos vestibulares, contribuindo para os alunos um aprofundamento dos conceitos teóricos. A utilização das metodologias ativas instiga a participação ativa dos alunos, tornando o recinto escolar dinâmico e colaborativo. Ademais, essas abordagens favorecem a aquisição de competências indispensáveis, tais como raciocínio crítico, solução de problemas e independência, que são cruciais tanto para as provas quanto para a trajetória acadêmica e profissional.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6649
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cesarwelycedasilva.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons