ALERTA!
O Repositório Institucional da UFRPE passou a funcionar em um novo endereço: arandu.ufrpe.br
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6646
Título: | Um dataset para avaliação da qualidade do ensino superior a partir de dados abertos |
Autor: | Souza, Alison Rodrigo Cavalcante de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/8943900071945137 |
Orientador: | Souza, Ellen Polliana Ramos |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/6593918610781356 |
Co-orientador : | Costa, Fabiana Pereira |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/7612120921210840 |
Palavras-chave: | Dados abertos;Ensino superior |
Data do documento: | 15-Dez-2021 |
Citação: | SOUZA, Alison Rodrigo Cavalcante de. Um dataset para avaliação da qualidade do ensino superior a partir de dados abertos. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022. |
Abstract: | Over the past years Brazil has gone through a phenomenon of expansion for the higher education system. In this context, a large amount of data has been made available, which can be used to support research and assessments. However, those datas are published in a format that is difficult to understand, in addition of being distributed in diferente sources. Thus, this work aims to integrate, structure and make available a dataset with open higher education data from multiple sources. Furthermore, this work presents a visualization model that helps in the decision-making process, with the presentation of higher education quality indicators. The dataset contains data from the Higher Education Census, ENADE, IBGE and e-MEC, from 2009 to 2019. |
Resumo: | Nos ultimos anos o Brasil tem passado pelo fen ´ omeno da expans ˆ ao˜ do sistema de ensino superior. Nesse contexto, uma grande quantidade de dados tem sido disponibilizada, que pode se utilizar para subsidiar pesquisas e avaliac¸oes. No entanto, esses dados s ˜ ao publicados em um formato que di- ˜ ficulta o entendimento, alem de serem distribu ´ ´ıdos em diferentes fontes. Este trabalho tem como objetivo a integrac¸ao, estruturac¸ ˜ ao e disponibilizac¸ ˜ ao de ˜ um dataset com dados abertos do ensino superior, a partir de multiplas fontes. ´ Alem disso, este trabalho apresenta um modelo de visualizac¸ ´ ao que permite au- ˜ xiliar no processo de tomada de decisao, com a apresentac¸ ˜ ao de indicadores de ˜ qualidade do ensino superior. O dataset contem dados do Censo da Educac¸ ´ ao˜ Superior, ENADE, IBGE e e-MEC, do per´ıodo de 2009 a 2019. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6646 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_ alisonrodrigocavalcantedesouza.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons