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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6541
Título: | Estudo de métodos para o dimensionamento do sistema de armazenamento de energia de um veículo elétrico tipo fórmula |
Autor: | Alves, Adriany Fabrícia Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3796261196279460 |
Orientador: | Araújo, Marcel Ayres de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0669410110930611 |
Palavras-chave: | Sistema de armazenamento;Veículos elétricos;Baterias |
Data do documento: | 5-Mar-2024 |
Citação: | ALVES, Adriany Fabrícia Silva. Estudo de métodos para o dimensionamento do sistema de armazenamento de energia de um veículo elétrico tipo fórmula. 2024. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024. |
Abstract: | Faced with the need to reduce carbon dioxide emissions and increasingly reduce the fleet of gasoline vehicles, among other petroleum derivatives, in an attempt to mitigate the damage caused by pollution to the environment, the implementation of Electric Vehicles (EVs). They are a general concept of means of transport that takes advantage of the electric motor as the traction actuator, and one of the main types of EVs are those that use batteries as an energy storage system, also known as BEVs (Battery Electric Vehicles). BEVs are considered a solution that has the potential to mitigate greenhouse gas emissions and reduce the use of oil in the transport sector, avoiding energy crises. EVs present a technological evolution of transforming electrical energy into movement, which consequently has increased interest in electric propulsion for automobiles in recent years. They are designed to be competitive in terms of cost-benefit with conventional vehicles in the coming years. Given its importance, this work addresses a significant context of growth in the battery electric vehicle fleet in Brazil, from its technological characteristics, challenges, potential problems and benefits, through its energy transmission system, and its operating dynamics. After the theoretical foundations and all bibliographical references researched, the main objective is to study the sizing of this storage system aimed at BEVs applied to a formula-type EV. As a result, this study developed a detailed methodology for sizing formula-type vehicle power, force and energy, based on an in-depth analysis of the electric vehicle routing problem, exploring its different variants and possible solution approaches. Next, proceed to sizing the battery pack using a series-parallel configuration used to supply the ordinary power. Finally, the battery selection was carried out through MCDA statistical analysis using the AHP-Gaussian and AHP-Gaussian with Pearson Correlation method, resulting in the choice of the SLPBA096235 cell as the discovered technology, which declared nominal values in agreement and compatible with the main specificities related to formula-type EVs for the scaled system. |
Resumo: | Diante da necessidade de redução de emissões de dióxido de carbono e visando a diminuição cada vez mais da frota de veículos a gasolina, entre outros derivados do petróleo, na tentativa de amortecer os danos da poluição causados ao meio ambiente, tem-se a implementação de Veículos Elétricos (VEs). Eles são um conceito geral de meio de transporte que aproveita o motor elétrico como o atuador de tração, e um dos principais tipos de VEs são os que utilizam bateria como um sistema de armazenamento de energia, também conhecidos como BEVs (Battery Electric Vehicles). Os BEVs são considerados uma solução que tem o potencial de atenuar as emissões de gases de efeito estufa e reduzir a utilização do petróleo no setor de transporte, evitando crises energéticas. Os VEs, apresentam uma evolução tecnológica de transformação da energia elétrica em movimento, que por consequência, tem aumentado o interesse pela propulsão elétrica para os automóveis nos últimos anos. Os mesmos, são projetados para serem competitivos em relação ao custo-benefício com veículos convencionais nos próximos anos. Diante de sua importância, este trabalho aborda um contexto significativo de crescimento da frota dos veículos elétricos a bateria no Brasil, desde suas características tecnológicas, seus desafios, potenciais problemas e benefícios, passando por seu sistema de transmissão de energia, e sua dinâmica de funcionamento. Posterior aos embasamentos teóricos e toda referência bibliográfica pesquisada, tem-se como principal objetivo, o estudo de dimensionamento desse sistema de armazenamento voltado aos BEVs aplicado a um VE do tipo fórmula. Como resultado, este estudo desenvolveu uma metodologia detalhada para dimensionar a potência, a força e a energia do veículo do tipo fórmula, baseada em uma análise aprofundada sobre o problema de roteamento de veículos elétricos, explorando suas diferentes variantes e possíveis abordagens de solução. Em seguida, procedeu-se ao dimensionamento do pack de baterias utilizando uma configuração série-paralelo empregada para suprir a potência exigida. Por último, a seleção da bateria foi conduzida por meio da análise estatística MCDA utilizando o método AHP-Gaussiano e AHP-Gaussiano com Correlação de Pearson, resultando na escolha da célula SLPBA096235 como tecnologia implementada, que demonstrou valores nominais em concordância e compatíveis com as principais especificidades relacionadas aos VEs do tipo fórmula para o sistema dimensionado. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6541 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Elétrica (UACSA) |
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