Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarboza, Eudes Mendes-
dc.contributor.authorSilva, Luiz Guilherme Machado e-
dc.date.accessioned2024-11-13T21:17:29Z-
dc.date.available2024-11-13T21:17:29Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Guilherme Machado e. Geometria na OBMEP: uma análise de questões da primeira fase do nível 2 à luz da BNCC. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6511-
dc.descriptionA Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é aplicada nacionalmente e atinge uma boa parte dos estudantes brasileiros. Pensando nisso, este trabalho tem como finalidade realizar um levantamento de dados, de modo a esclarecer quais são as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da unidade temática de Geometria que possuem mais recorrência na OBMEP. Para isso, foi analisado as questões que tratam de Geometria da OBMEP, nível 2, 1ª fase, entre os anos de 2017 e 2022. Vale destacar que nos anos de 2020 e 2021 não ocorreram aplicações das provas devido a pandemia do Covid-19. Com isso, este trabalho é um material facilitador para os docentes que buscam trabalhar Geometria em sala de aula utilizando questões olímpicas e também para alunos que pretendem participar de Olimpíadas de Matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian Mathematical Olympiad for Public Schools (OBMEP) is applied nationally and reaches a large proportion of Brazilian students. Thinking about it, this work aims to carry out a data survey, in order to clarify which are the skills of the National Common Curricular Base (BNCC) of the thematic unit of Geometry that have more recurrence in OBMEP. For this, the questions dealing with Geometry at OBMEP, level 2, 1st phase, between the years 2017 and 2022 were analyzed.It is worth noting that in the years 2020 and 2021 there were no applications of the tests due to the Covid-19 pandemic. Thereby, this work is a facilitator material for teachers who seek to work Geometry in the classroom using Olympic questions and also for students who intend to participate in Mathematics Olympics.pt_BR
dc.format.extent62 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicaspt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleGeometria na OBMEP: uma análise de questões da primeira fase do nível 2 à luz da BNCCpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0988088024884324pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9426464458648172pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_luizguilhermemachadoesilva.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons