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Título: Natação enquanto conteúdo da educação física escolar
Autor: Fragoso, Eduardo Santos
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Educação física escolar;Natação;Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 3-Out-2024
Citação: FRAGOSO, Eduardo Santos. Natação enquanto conteúdo da educação física escolar. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Swimming, initially an essential skill from ancient times, has evolved over the years to become a comprehensive sport recognized for its ability to positively impact human development. This study starts from the question: How has swimming as a content of school Physical Education been studied? aims to investigate and analyze how the production of knowledge has been dealing with the sport of swimming. To achieve this, examining its historical, social and cultural aspects, while identifying the benefits associated with its practice. The methodology used in the study was a bibliographic review, with a qualitative approach, from a social perspective, based on the contributions of several authors. The search was carried out on the SciELO, Google Scholar platforms and the UFRPE repository. The search descriptors were “Natação AND Escola” “Natação AND Educação Física”, resulting in a range of 5 and 20 works found for each term. However, after a detailed evaluation, only 5 of these works were considered relevant to the topic, meeting the established inclusion criteria, such as analyzing academic works and scientific articles published between 2015 and 2022, in Portuguese. The results obtained highlight that starting swimming early provides significant benefits in several dimensions of development and health. These include advances in psychomotor development, strengthening social and emotional relationships, promoting self-knowledge, emotional regulation, muscle strengthening, improving circulatory and respiratory health, postural correction, among other aspects. In summary, the skills acquired through swimming in childhood result in a notable improvement in quality of life, considering the cumulative benefits throughout continuous practice. It became evident after analyzing the articles, that although the practice of swimming plays a crucial role in the psychomotor and social development of different age groups, its practice is not available to all children, most schools do not offer this content in School Physical Education, justifying this by the lack of adequate facilities in schools, making its implementation difficult. Despite these challenges, there is gradual progress in integrating this sport into the school environment.
Resumo: A natação, inicialmente uma habilidade essencial desde tempos antigos, evoluiu ao longo dos anos para se tornar um esporte abrangente, reconhecido por sua capacidade de impactar positivamente o desenvolvimento humano. Este estudo parte do questionamento: como a natação enquanto conteúdo da educação física escolar vem sendo estudada? Tem como objetivo investigar e analisar como a produção do conhecimento vem tratando modalidade esportiva natação. Para isso, examinando seus aspectos históricos, sociais e culturais, ao mesmo tempo em que identifica os benefícios associados à sua prática. A metodologia utilizada no estudo foi uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, numa perspectiva social, fundamentada nas contribuições de diversos autores. A pesquisa foi realizada nas plataformas SciELO, Google Acadêmico e o repositório da UFRPE. Os descritores de busca foram "Natação AND escola" “Natação AND Educação Física’’, resultando em uma faixa de 5 e 20 trabalhos encontrados para cada termo. No entanto, após uma avaliação detalhada, somente 5 desses trabalhos foram considerados relevantes para o tema, atendendo aos critérios de inclusão estabelecidos, tais como, analisar trabalhos acadêmicos e artigos científicos publicados entre os anos de 2015 e de 2022, em língua portuguesa. Os resultados obtidos ressaltam que o início precoce da prática da natação proporciona benefícios significativos em várias dimensões do desenvolvimento e saúde. Estes incluem avanços no desenvolvimento psicomotor, fortalecimento das relações sociais e afetivas, promoção do autoconhecimento, regulação emocional, fortalecimento muscular, melhoria da saúde circulatória e respiratória, correção postural, entre outros aspectos. Em síntese, as habilidades adquiridas por meio da natação na infância resultam em uma notável melhoria na qualidade de vida, considerando os benefícios cumulativos ao longo da prática contínua. Tornou-se evidente após analisar os artigos, que embora a prática da natação desempenhar um papel crucial no desenvolvimento psicomotor e social de diversas faixas etárias, a sua prática não é possibilitada a todas as crianças, a maior parte das escolas não oferecem esse conteúdo na Educação Física escolar, justificando isso pela falta de instalações adequadas nas escolas, dificultando sua implementação. Apesar desses desafios, observa-se um progresso gradual na integração deste esporte no ambiente escolar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6464
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