Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6433
Título: | Humanização pedagógica por Montessori na educação infantil |
Autor: | Silva, Viviane Natália |
Orientador: | Melo, Maria Aparecida Vieira de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/6705733173478276 |
Palavras-chave: | Educação infantil;Montessori, Método de educação |
Data do documento: | 17-Jan-2022 |
Citação: | SILVA, Viviane Natália. Humanização pedagógica por Montessori na educação infantil. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho aborda a investigação do discurso em torno da pedagogia humanizada por Montessori na educação infantil. Inicialmente, discorreremos sobre o conceito de educação infantil e o papel da escola e professores no processo educacional e o conceito de criança, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dando seguimento, iremos iniciar uma revisão das literaturas que englobam Montessori, sua metodologia e suas contribuições acerca do tema. Aprofundando-nos ao estudo dos subtítulos: ambiente preparado, o qual descreve como deve ser organizada a sala de aula; adulto preparado, termo em que se refere ao professor; limites e cooperação, parte onde discorremos sobre regras na classe; e Educação Cósmica, consiste em uma metodologia pedagógica voltada ao estudo do cosmos. As etapas da linha de verificação, sucederam pela pesquisa qualitativa de natureza exploratória, tendo como instrumento metodológico a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). As conclusões revelam que o discurso em torno da pedagogia humanizada por Montessori na educação infantil salienta que, a partir do momento em que o professor proporciona meios para que a criança consiga explorar o ambiente organizado com materiais específicos para sua idade, respeitando as particularidades de cada indivíduo, de modo que venham agir para desenvolver a sua autonomia, mas seguindo os limites estabelecidos em sala de aula, a criança estará recebendo uma educação que a permitirá ter um desenvolvimento pleno e integral. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6433 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_vivianenataliadasilva.pdf | 499,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons