Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Maria Aparecida Vieira de-
dc.contributor.authorSilva, Viviane Natália-
dc.date.accessioned2024-11-01T21:05:38Z-
dc.date.available2024-11-01T21:05:38Z-
dc.date.issued2022-01-17-
dc.identifier.citationSILVA, Viviane Natália. Humanização pedagógica por Montessori na educação infantil. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6433-
dc.descriptionO presente trabalho aborda a investigação do discurso em torno da pedagogia humanizada por Montessori na educação infantil. Inicialmente, discorreremos sobre o conceito de educação infantil e o papel da escola e professores no processo educacional e o conceito de criança, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dando seguimento, iremos iniciar uma revisão das literaturas que englobam Montessori, sua metodologia e suas contribuições acerca do tema. Aprofundando-nos ao estudo dos subtítulos: ambiente preparado, o qual descreve como deve ser organizada a sala de aula; adulto preparado, termo em que se refere ao professor; limites e cooperação, parte onde discorremos sobre regras na classe; e Educação Cósmica, consiste em uma metodologia pedagógica voltada ao estudo do cosmos. As etapas da linha de verificação, sucederam pela pesquisa qualitativa de natureza exploratória, tendo como instrumento metodológico a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). As conclusões revelam que o discurso em torno da pedagogia humanizada por Montessori na educação infantil salienta que, a partir do momento em que o professor proporciona meios para que a criança consiga explorar o ambiente organizado com materiais específicos para sua idade, respeitando as particularidades de cada indivíduo, de modo que venham agir para desenvolver a sua autonomia, mas seguindo os limites estabelecidos em sala de aula, a criança estará recebendo uma educação que a permitirá ter um desenvolvimento pleno e integral.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent22f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMontessori, Método de educaçãopt_BR
dc.titleHumanização pedagógica por Montessori na educação infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição 4.0 Internacional (CC POR 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6705733173478276pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_vivianenataliadasilva.pdf499,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons