Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6433
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Maria Aparecida Vieira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Viviane Natália | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T21:05:38Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T21:05:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Viviane Natália. Humanização pedagógica por Montessori na educação infantil. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)– Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6433 | - |
dc.description | O presente trabalho aborda a investigação do discurso em torno da pedagogia humanizada por Montessori na educação infantil. Inicialmente, discorreremos sobre o conceito de educação infantil e o papel da escola e professores no processo educacional e o conceito de criança, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dando seguimento, iremos iniciar uma revisão das literaturas que englobam Montessori, sua metodologia e suas contribuições acerca do tema. Aprofundando-nos ao estudo dos subtítulos: ambiente preparado, o qual descreve como deve ser organizada a sala de aula; adulto preparado, termo em que se refere ao professor; limites e cooperação, parte onde discorremos sobre regras na classe; e Educação Cósmica, consiste em uma metodologia pedagógica voltada ao estudo do cosmos. As etapas da linha de verificação, sucederam pela pesquisa qualitativa de natureza exploratória, tendo como instrumento metodológico a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). As conclusões revelam que o discurso em torno da pedagogia humanizada por Montessori na educação infantil salienta que, a partir do momento em que o professor proporciona meios para que a criança consiga explorar o ambiente organizado com materiais específicos para sua idade, respeitando as particularidades de cada indivíduo, de modo que venham agir para desenvolver a sua autonomia, mas seguindo os limites estabelecidos em sala de aula, a criança estará recebendo uma educação que a permitirá ter um desenvolvimento pleno e integral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UAB | pt_BR |
dc.format.extent | 22f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Montessori, Método de educação | pt_BR |
dc.title | Humanização pedagógica por Montessori na educação infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição 4.0 Internacional (CC POR 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6705733173478276 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_vivianenataliadasilva.pdf | 499,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons