Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6428
Título: A importância de conteúdos digitais para o ensino de História: articulação política indígena e revisão historiográfica
Autor: Lima Filho, Henrique Rodrigues
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8646187137396793
Orientador: Dantas, Mariana Albuquerque
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8568216121012333
Palavras-chave: Ensino de história;Indígenas;História do Brasil;História indígena;Redes sociais on-line
Data do documento: 23-Set-2024
Citação: LIMA FILHO, Henrique Rodrigues. A importância de conteúdos digitais para o ensino de História: articulação política indígena e revisão historiográfica. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: This article aimed to point out the actions of indigenous peoples in the present time as protagonists in the historical construction of the country. We discussed Law No. 11.645/2008 determining the teaching of history and cultures of indigenous peoples in schools in Brazil, which is fundamental in the entire teaching process on this topic. We carried out a brief historiographical review of important authors to think about the topic. Finally, we deal with the actions of indigenous peoples in the present time, emphasizing content published on social networks, with the potential to become subsidies to be used in teaching indigenous history in Brazil.
Resumo: O presente artigo teve como objetivo apontar as ações dos povos indígenas no tempo presente como protagonistas na construção histórica do país. Discutimos a Lei nº 11.645/2008 determinando o ensino de história e culturas dos povos indígenas nas escolas do Brasil e que é fundamental em todo o processo de ensino sobre essa temática. Realizamos uma breve revisão historiográfica de autores importantes para pensar o tema. Por fim, tratamos das ações no tempo presente dos povos indígenas enfatizando conteúdo publicado em redes sociais, com potencial de se tornar subsídios para ser utilizado no ensino da história indígena no Brasil.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6428
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_henriquerodrigueslimafilho.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons