Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDantas, Mariana Albuquerque-
dc.contributor.authorLima Filho, Henrique Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-11-01T20:46:20Z-
dc.date.available2024-11-01T20:46:20Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationLIMA FILHO, Henrique Rodrigues. A importância de conteúdos digitais para o ensino de História: articulação política indígena e revisão historiográfica. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6428-
dc.descriptionO presente artigo teve como objetivo apontar as ações dos povos indígenas no tempo presente como protagonistas na construção histórica do país. Discutimos a Lei nº 11.645/2008 determinando o ensino de história e culturas dos povos indígenas nas escolas do Brasil e que é fundamental em todo o processo de ensino sobre essa temática. Realizamos uma breve revisão historiográfica de autores importantes para pensar o tema. Por fim, tratamos das ações no tempo presente dos povos indígenas enfatizando conteúdo publicado em redes sociais, com potencial de se tornar subsídios para ser utilizado no ensino da história indígena no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis article aimed to point out the actions of indigenous peoples in the present time as protagonists in the historical construction of the country. We discussed Law No. 11.645/2008 determining the teaching of history and cultures of indigenous peoples in schools in Brazil, which is fundamental in the entire teaching process on this topic. We carried out a brief historiographical review of important authors to think about the topic. Finally, we deal with the actions of indigenous peoples in the present time, emphasizing content published on social networks, with the potential to become subsidies to be used in teaching indigenous history in Brazil.pt_BR
dc.format.extent37 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectHistória indígenapt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.titleA importância de conteúdos digitais para o ensino de História: articulação política indígena e revisão historiográficapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8646187137396793pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8568216121012333pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_henriquerodrigueslimafilho.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons