Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6415
Título: | A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: a organização do conhecimento dança no Currículo de Pernambuco |
Autor: | Xavier, Walquiria Wallesca dos Santos |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/0060873264361246 |
Orientador: | Paiva, Andréa Carla de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1546386833032185 |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Ensino fundamental;Dança;Currículos;Análise de conteúdo |
Data do documento: | 24-Set-2024 |
Citação: | XAVIER, Walquiria Wallesca dos Santos. A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: a organização do conhecimento dança no Currículo de Pernambuco. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Dance content has had less and less space in schools. Little by little, it has been neglected and advocated for its cultural and social aspects. Such content is expressed in documents as a form of expression of body language, which makes it difficult for teachers to systematize it. Given this, this research aims to understand the organization of knowledge about dance in Physical Education classes for the initial years of Elementary School in schools, based on the Pernambuco Curriculum. To this end, we defined as specific objectives, identifying dance as a theme and its contents for Physical Education classes, as well as how its contents are organized for the initial years of Elementary School in the Pernambuco Curriculum. The study proposes, through a bibliographic and documentary study, of a qualitative nature, to understand the importance of the theme of dance in Physical Education classes at school, discussing the social role of the school and Physical Education as a mandatory curricular component in Basic Education. Then, the specificity of dance and its contents are presented, and then how the organization of this theme occurs in the Pernambuco Curriculum. Based on the analysis, we highlight that the Pernambuco Curriculum for the organization of dance content in the initial years of Elementary School, within its possibilities, is characterized as a document that seeks to maintain the theme of dance and its cultural identity, preserving its essence, but it also presents itself as a conservative document, as it does not address issues involving the debate of gender, race, ethnicity, religion, among others, with the objective of improving the teaching-learning process, based only on bodily experimentation, not helping students to develop a deeper and more meaningful understanding, not relating reality and the social context to the content of dance. |
Resumo: | O conteúdo Dança tem tido cada vez menos espaço na escola. Pouco a pouco, tem sido negligenciada e preconizada por seus aspectos culturais e sociais. Tal conteúdo, se expressa nos documentos, como forma de expressão da linguagem corporal, o que dificulta a sistematização pelos(as) professores(as). Diante disso, esta pesquisa tem objetivo compreender a organização do conhecimento Dança nas aulas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental na escola, a partir do Currículo de Pernambuco. Para tanto, definimos como objetivos específicos, identificar a dança como temática e seus conteúdos para as aulas de Educação Física, bem como seus conteúdos estão organizados para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Currículo de Pernambuco. O estudo propõe através de um estudo bibliográfico e documental, de caráter qualitativo, entender a importância da temática dança nas aulas de Educação Física escolar, discutindo sobre o papel social da escola e da Educação Física enquanto componente curricular obrigatório na Educação Básica. Em seguida, é apresentada a especificidade dança e seus conteúdos, e então como se dá a organização desta temática no Currículo de Pernambuco. A partir da realização da análise, destacamos que o Currículo de Pernambuco para a organização do conteúdo dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dentro de suas possibilidades, se caracteriza como um documento que procura manter a temática dança e sua identidade cultural, preservando sua essência, mas se apresenta também como um documento conservador, por não trabalhar com as questões que envolvem o debate de gênero, raça, etnia, religião, entre outros, tendo como objetivo aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, a partir apenas da experimentação corporal, não auxiliando os estudantes a desenvolver uma compreensão mais profunda e significativa, não relacionando a realidade e o contexto social, sobre os conteúdos da dança. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6415 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_walquiriawallescadossantosxavier.pdf | 664,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons