ALERTA!
O Repositório Institucional da UFRPE passou a funcionar em um novo endereço: arandu.ufrpe.br
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6401| Título: | A BNCC e o campo jornalístico-midiático no Currículo de Pernambuco: uma análise documental do ensino de Língua Portuguesa no 1º ano do ensino médio |
| Autor: | Siqueira, Jonara Medeiros |
| Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/1712521357021807 |
| Orientador: | Melo, Sandra Helena Dias de |
| Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9741642922205953 |
| Palavras-chave: | Língua portuguesa;Currículos;Análise crítica do discurso;Base Nacional Comum Curricular;Ensino médio;Jornalismo e educação |
| Data do documento: | 6-Set-2024 |
| Citação: | SIQUEIRA, Jonara Medeiros. A BNCC e o campo jornalístico-midiático no Currículo de Pernambuco: uma análise documental do ensino de Língua Portuguesa no 1º ano do ensino médio. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. |
| Resumo: | Este artigo discute a abordagem do campo jornalístico-midiático por meio das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Currículo de Pernambuco do 1º ano, no Ensino Médio. Tem por objetivos analisar o organizador curricular respectivo, relacionando-o ao conteúdo programático jornalístico-midiático; assim como identificar as referências utilizadas. A pesquisa trata-se de estudo documental (Cellard, 2012), com suporte na análise crítica do discurso (ACD), com base em Fairclough (2001), tendo como percurso teórico-metodológico uma abordagem de perspectiva dialógica de linguagem (Bakhtin, 1995) e letramento (Soares, 2003). Os resultados apontam para a necessidade de uma revisão da proposta atual pela falta de intercruzamentos do campo jornalístico-midiático no ensino da língua portuguesa, pois nas análises não se constatou uma integração adequada das habilidades. Essa falta pode acentuar, por consequência, a compreensão da escola e dos professores para o alcance da transposição didática dos objetos de conhecimento. |
| URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6401 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (Sede) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tcc_art_jonaramedeirossiqueira.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
