Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6371
Título: Análise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PE
Autor: Oliveira, Públio do Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4253184080147942
Orientador: França, Rozelma Soares de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4282789732521235
Palavras-chave: Ensino de computação;Educação básica;Escolas públicas
Data do documento: 3-Out-2024
Citação: OLIVEIRA, Públio do Nascimento. Análise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PE. 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: The National Common Curricular Base (BNCC) is a fundamental document for education in Brazil, as it establishes competencies and skills that all students must develop during their school career. The Ministry of Education (MEC) approved the standards that define the teaching of computing in basic education in Brazil as a complement to the BNCC. This article analyzes the process of implementing Computing teaching in the state education network of the cities of Camaragibe and São Lourenço da Mata. As main results, it identified that 63% of schools still do not teach Computing, and the challenges cited relate to infrastructure, connectivity and lack of qualified teachers in the area.
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento fundamental para a educação no Brasil, pois estabelece competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver durante sua trajetória escolar. O Ministério da Educação (MEC) homologou as normas que definem o ensino da computação na educação básica no Brasil como complemento à BNCC. Esse artigo analisa o processo de implantação do ensino de Computação na rede estadual de ensino das cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata. Como principais resultados, identificou-se que 63% das escolas ainda não ensinam Computação, e os desafios citados dizem respeito à infraestrutura, conectividade e falta de docentes qualificados na área.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6371
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_publiodonascimentooliveira.pdf927,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons