Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFrança, Rozelma Soares de-
dc.contributor.authorOliveira, Públio do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-10-30T12:51:04Z-
dc.date.available2024-10-30T12:51:04Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Públio do Nascimento. Análise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PE. 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6371-
dc.descriptionA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento fundamental para a educação no Brasil, pois estabelece competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver durante sua trajetória escolar. O Ministério da Educação (MEC) homologou as normas que definem o ensino da computação na educação básica no Brasil como complemento à BNCC. Esse artigo analisa o processo de implantação do ensino de Computação na rede estadual de ensino das cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata. Como principais resultados, identificou-se que 63% das escolas ainda não ensinam Computação, e os desafios citados dizem respeito à infraestrutura, conectividade e falta de docentes qualificados na área.pt_BR
dc.description.abstractThe National Common Curricular Base (BNCC) is a fundamental document for education in Brazil, as it establishes competencies and skills that all students must develop during their school career. The Ministry of Education (MEC) approved the standards that define the teaching of computing in basic education in Brazil as a complement to the BNCC. This article analyzes the process of implementing Computing teaching in the state education network of the cities of Camaragibe and São Lourenço da Mata. As main results, it identified that 63% of schools still do not teach Computing, and the challenges cited relate to infrastructure, connectivity and lack of qualified teachers in the area.pt_BR
dc.format.extent13 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de computaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleAnálise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4253184080147942pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4282789732521235pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_publiodonascimentooliveira.pdf927,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons