Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/634
Título: Efeito de meios de cultura e de regimes de luz no crescimento micelial e esporulação de Cercospora cruenta, agente da Mancha Necrótica do Caupi
Autor: Oliveira, Sônia Maria Alves de
Silva, Denise Maria Vanderley da
Menezes, Maria
Palavras-chave: Feijão-de-corda;Fungos na agricultura
Data do documento: 1997
Citação: OLIVEIRA, Sônia Maria Alves de; SILVA, Denise Maria Vanderley da; MENEZES, Maria. Efeito de meios de cultura e de regimes de luz no crescimento micelial e esporulação de Cercospora cruenta, agente da Mancha Necrótica do Caupi. Cadernos Ômega, Recife, n. 10, p. 36-38, 1997.
Abstract: Avaliou-se o crescimento e esporulação de Cercospora cruenta isolado de lesões em folhas de caupi, em seis diferentes meios de cultura (aveia, BDA, cenoura, folhas de feijão, milho e soja) e três regimes de luz: 12 horas claro - 12 horas escuro, claro contínuo, escuro contínuo). Discos de ágar contendo estruturas do fungo foram depositados no centro de placas de Petri com os diferentes substratos fazendo-se a incubação a 25+/-2°C, nos três regimes de luminosidade. A avaliação do crescimento micelial foi efetuada diariamente, através da medição do diâmetro da colônia, sendo que a esporulação foi avaliada aos 15 dias após, através da contagem do numero de esporos. Os meios de cenoura, folhas de feijão e soja, em regime laternado de luz, foram os melhores para o crescimento de C. cruenta. A melhor esporulação foi obtida no meio de soja, em regime de alternância de luz.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/634
Aparece nas coleções:n.10, 1997

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n10_1997_07.pdf184,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.