Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6332
Título: | O trabalho com a oralidade na escola: uma análise sobre as atividades propostas no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor: | Paula, Jessyca Rayane Cruz de |
Orientador: | Souza, Sirlene Barbosa de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9608639713920207 |
Palavras-chave: | Livros didáticos;Análise de conteúdo;Oralidade;Gêneros textuais;Comunicação oral;Ensino fundamental |
Data do documento: | 30-Set-2024 |
Citação: | PAULA, Jessyca Rayane Cruz de. O trabalho com a oralidade na escola: uma análise sobre as atividades propostas no livro didático dos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | The present work aims to analyze how textbooks of the early years have proposed work with the axis of orality, seeking to reflect on the importance of work with this axis in the classroom since basic education. In this proposition, we analyze the textbooks “The Conquest” and “Apis More” intended for students of the 1st year of elementary school, both approved by the National Textbook Program (PNLD) 2022. As theoretical contribution, we supported studies on the studies I work with orality at school developed by Ávila, Nascimento and Gois (2012); Lima and Beserra (2012), about the textbook, in the ideas of Batista (2003); Albuquerque and Ferreira (2021); Albuquerque and Souza (2021), Ferreira and Viégas (2021) and about the work with oral textual genres, from the perspective of Leal; Brandão and Lima (2012), among other scholars. In a qualitative approach, we performed Bardin's content analysis (1977), to treat and analyze the seized data. Thus, we mapped the activities that approached oral textual genres in the analyzed books, and elaborated the categories of analysis from the objectives proposed by us in this research, among which figured: how the book presents oral textual genres and what activities are proposed from them. The results pointed out, among other aspects, that although there is a significant amount of oral genres texts, activities aimed at working with the oral axis in the analyzed textbooks do not contemplate the various dimensions of work with this axis, in the room of class, merely exploiting them as support and/or pretext to teach you how to read and write. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar como os livros didáticos dos anos iniciais têm proposto o trabalho com o eixo da oralidade, buscando refletir sobre a importância do trabalho com esse eixo na sala de aula desde a educação básica. Nessa proposição, analisamos os livros didáticos “A Conquista” e “Ápis Mais” destinados aos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, ambos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em 2022. Como aporte teórico, nós nos apoiamos nos estudos sobre o trabalho com a oralidade na escola desenvolvidos por Ávila, Nascimento e Gois (2012); Lima e Beserra (2012), sobre o livro didático, nas ideias de Batista (2003); Albuquerque e Ferreira (2021); Albuquerque e Souza (2021), Ferreira e Viégas (2021) e sobre o trabalho com os gêneros textuais orais, na perspectiva de Leal; Brandão e Lima (2012), entre outros estudiosos. Numa abordagem qualitativa, realizamos a análise de conteúdo de Bardin (1977), para tratar e analisar os dados apreendidos. Assim, mapeamos as atividades que abordavam os gêneros textuais orais nos livros analisados, e elaboramos as categorias de análise a partir dos objetivos propostos por nós nesta pesquisa, entre as quais, figuraram: como o livro apresenta os gêneros textuais orais e que atividades são propostas a partir deles. Os resultados apontaram, entre outros aspectos, que apesar de haver um quantitativo significativo de textos de gêneros orais, as atividades voltadas para o trabalho com o eixo da oralidade nos livros didáticos analisados não contemplam as diversas dimensões do trabalho com esse eixo, na sala de aula, limitando-se a explorá-los como apoio e/ou pretexto para ensinar a ler e a escrever. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6332 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_jessycarayanecruzdepaula.pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons