Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6301
Título: | Tornando a aula de português divertida : um relato de experiência sobre gamificação e aprimoramento da comunicação oral no ensino fundamental |
Autor: | Rodrigues, Sirleide da Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6457160466261998 |
Orientador: | Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5560834728346049 |
Palavras-chave: | Gamificação;Oralidade;Ensino fundamental;Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Data do documento: | 27-Nov-2023 |
Citação: | RODRIGUES, Sirleide da Silva. Tornando a aula de português divertida : um relato de experiência sobre gamificação e aprimoramento da comunicação oral no ensino fundamental. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | No atual panorama educacional, a gamificação desponta como estratégia inovadora no aprimoramento do ensino-aprendizagem, incentivando uma dinâmica mais interativa e envolvente. Esta abordagem, que integra elementos lúdicos ao ambiente escolar, amplia o engajamento dos estudantes, conforme apontam estudos, como o de Larré et al. (2023) e Paula (2016). A gamificação ultrapassa o escopo digital, manifestando-se em atividades práticas adaptáveis a variados contextos. Esta versatilidade a posiciona como ferramenta essencial no ensino da oralidade, aspecto frequentemente subestimado em modelos pedagógicos tradicionais. Com foco na superação de desafios inerentes à oralidade, como timidez e ansiedade, o projeto adotou o Kahoot, alinhado às habilidades do Currículo de Pernambuco EF67LP32PE e EF69LP53PE, para consolidar a compreensão das expressões “mau/mal” e “mas/mais” sugerido pelo conteúdo programático da escola e promover a interação discursiva na turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A metodologia de avaliação incorpora técnicas de pesquisa-intervenção (LIBERALI e LIBERALI, 2011), engajando os alunos em leituras e debates de contos. A proposta revela que a gamificação, além de potencializar o envolvimento discente, fortalece suas competências comunicativas orais, proporcionando insights para profissionais da educação focados no refinamento das habilidades linguísticas dos alunos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6301 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_sirleidedasilvarodrigues.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons