Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6298
Título: | As tiras de Armandinho como proposta para o letramento crítico na sala de aula |
Autor: | Silva, Maria Paloma Gomes da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2647797273617668 |
Orientador: | Borba, Paloma Pereira Pedrosa |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1116526654784440 |
Palavras-chave: | Letramento;História em quadrinhos na educação;Gêneros textuais |
Data do documento: | 29-Nov-2023 |
Citação: | SILVA, Maria Paloma Gomes da. As tiras de Armandinho como proposta para o letramento crítico na sala de aula. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | Este estudo busca de maneira analítica observar por meio do gênero textual tira as práticas de letramento crítico no ensino básico, tendo como base os princípios semióticos e do letramento relacionadas à leitura, criticidade e aos gêneros textuais à luz dos documentos oficiais. O objetivo é propor um olhar que estimule uma abordagem mais acentuada sobre as possibilidades de mobilização de habilidades de leitura a partir das tiras. As tiras são advindas do mundo dos quadrinhos, muitas são conhecidas pelas observações sociais e de cunho crítico. Elas abordam temas como política, educação e saúde, de forma inteligente e criativa. Essas pequenas histórias em quadrinhos conseguem transmitir mensagens profundas e até provocativas, despertando a reflexão e a conscientização do leitor, fazendo repensar e questionar o mundo ao nosso redor. Os objetivos da pesquisa buscam apresentar de maneira mais ampla, as possibilidades de desenvolvimento na sala de aula das práticas de letramento crítico, com foco nas tiras do personagem Armandinho, criadas por Alexandre Beck, como exemplos. De maneira ampla, nosso trabalho destaca a importância de abordar a leitura de tiras de forma a valorizar o leitor como um sujeito ativo, capaz de utilizar diversas estratégias para atribuir significado ao que acontece a sua volta. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6298 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_mariapalomagomesdasilva.pdf | 456,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons