Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6295
Título: A literatura no "novo" ensino médio: trilhas de análise documental do currículo de Pernambuco
Autor: Freitas, Lucas de
Orientador: Silva, Ivanda Maria Martins
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino;Ensino médio;Reforma do ensino;Base Nacional Comum Curricular;Currículo - Educação - Pernambuco
Data do documento: 24-Nov-2023
Citação: FREITAS, Lucas de. A literatura no "novo" ensino médio: trilhas de análise documental do currículo de Pernambuco. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: No Novo Ensino Médio, os estudos literários vêm sofrendo um apagamento com as mudanças recentes nos currículos escolares, demandadas pela Lei nº 13.415/2017 (Brasil, 2017). Dessa forma, o Currículo de Pernambuco - CP (2021) reflete e reforça uma estratégia de pulverização e diluição da literatura nas orientações dos currículos das escolas pernambucanas. Então, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar concepções teóricometodológicas presentes no Currículo de Pernambuco (2021) direcionadas para a educação literária no contexto do “novo” Ensino Médio. Em termos do aporte teórico, a pesquisa fundamenta-se em abordagens que discutem o lugar da literatura no Novo Ensino Médio - NEM, tendo em vista reflexão crítica no intuito de contribuir para a compreensão do espaço das orientações para o ensino de literatura no CP. Quanto ao desenho metodológico, tratase de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com destaque para a análise documental do Currículo de Pernambuco (2021) do Ensino Médio em diálogo com as orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). Portanto, fez-se necessário analisar, de forma crítica, o CP em suas orientações para os estudos literários, tanto nas competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias, quanto nas habilidades do Organizador Curricular de Língua Portuguesa. Assim, pudemos compreender o lugar da literatura no Ensino Médio de Pernambuco.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6295
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_lucasdefreitas.pdf496,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons