Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6272
Título: Acúmulo e exportação de macronutrientes primários no feijão-caupi fertirrigado por gotejamento contínuo e pulsado
Autor: Costa, Maria Vitória Gomes da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8775749630925927
Orientador: Silva, Gerônimo Ferreira da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4596017290307351
Palavras-chave: Feijão-caupi;Adubação;Fertirrigação
Data do documento: 14-Ago-2024
Citação: COSTA, Maria Vitória Gomes da. Acúmulo e exportação de macronutrientes primários no feijão-caupi fertirrigado por gotejamento contínuo e pulsado. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumo: O feijão-caupi é uma leguminosa de alto valor proteico, com grande importância na economia do Nordeste brasileiro. No entanto, a cultura apresenta baixa produtividade nessa região devido à falta de implementação de técnicas de cultivo que potencializem a sua produção. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do uso da adubação convencional e de lâminas de fertirrigação aplicadas por gotejamento contínuo e pulsado sobre o acúmulo e a exportação dos macronutrientes primários nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) pela cultura do feijão-caupi. O experimento foi conduzido na Estação Experimental de Cana-de-açúcar de Carpina (EECAC/UFRPE) cujas as coordenadas geográficas são 07º 51’ 13’’ de latitude Sul e 35º 14’ 10’’ de longitude oeste. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial 5x2+2, sendo cinco lâminas de irrigação equivalentes 40, 60, 80, 100 e 120% da evapotranspiração da cultura (Etc), combinadas com dois tipos de aplicação de fertirrigação (pulsada e contínua), mais dois tratamentos adicionais (adubação convencional irrigada por pulso e contínua). Os tratamentos adicionais foram irrigados com lâmina de 100% da ETc. Foi adotado um delineamento em blocos ao acaso (DBC), com quatro repetições, totalizando 48 unidades experimentais. Foram avaliados e quantificados os acúmulos e as exportações de N, P e K pela cultura. Os maiores acúmulos e exportações de nutrientes foram obtidos com lâminas de fertirrigação pulsada menores que 100% da ETc. A adubação convencional e irrigação pulsada com lâmina de 100% da ETc promoveu maiores acúmulos e exportações dos nutrientes avaliados em detrimento da irrigação realizada de forma contínua. Para ambos os tipos de aplicação da fertirrigação e manejos da irrigação nas plantas adubadas convencionalmente a ordem de acúmulo foi: N > K > P. Para ambos os tipos de aplicação da fertirrigação e para as plantas adubadas convencionalmente e irrigadas por pulso e de forma contínua, a ordem de exportação foi: N > P > K.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6272
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariavitoriagomesdacosta.pdf939,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons