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Título: A formação da sociedade do cansaço: uma reflexão sobre a educação a partir de uma escola pública de Recife
Autor: Silva, Lucas de Lima Gonçalves da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3769075927101151
Orientador: Brito, Paulo Afonso Barbosa de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0891943804378064
Palavras-chave: Educação - Aspectos sociais;Estudantes;Saúde mental;Fadiga mental;Socialização
Data do documento: 16-Dez-2019
Citação: SILVA, Lucas de Lima Gonçalves da. A formação da sociedade do cansaço: uma reflexão sobre a educação a partir de uma escola pública de Recife. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Havin in sight the alarming number of young students from Recife nowadays with psychic problems, like depression, anxiety, Burnout syndrome etc. The present work aims to analyze if it’s possible to estabilish a direct relationship between the socialization made by the education with the increanse in the rate of psychic disorders of this population. Does the current educational model exert neuronal violence in young people? If so, in what ways this violence is exercised? And what are the consequences of this violence? To verify the truth of the thesis and answer these questions, a field research was made using questionnaires and interviews with students and former students with the purpose of collecting data to be analyzed and support a theoretical discussion capable of verifying this thesis. It is concluded that it’s possible to estabilish a relationship between education and the population’s psychic illness insofar as it internalizes values and routines that throws the individual in a life full of neuronal violences that contribute to the formation of psychic problems.
Resumo: Tendo em vista o número alarmante de jovens estudantes de Recife na atualidade com problemas de ordem psíquicas, como a depressão, a ansiedade, a síndrome de Burnout etc. o presente trabalho tem como objetivo analisar se é possível estabelecer uma relação direta entre a socialização feita pela educação com o aumento do índice de doenças psíquicas dessa população. O modelo educacional atual exerce violência neuronal nos jovens? Se sim, de que forma essa violência é exercida? Quais as consequências dessa violência? Para averiguar a veracidade da tese e responder a essas indagações, foi realizada uma pesquisa de campo que fez uso de questionários e entrevistas com alunos e ex-alunos com a finalidade de levantar dados para serem analisados e embasar uma discussão teórica capaz de verificar essa tese. Conclui-se que é possível estabelecer uma relação da educação com o adoecimento psíquico da população na medida em que ela interioriza valores e rotinas que jogam o indivíduo em uma vida regada de violências neuronais que contribuem para a formação de problemas psíquicos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6270
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