Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrito, Paulo Afonso Barbosa de-
dc.contributor.authorSilva, Lucas de Lima Gonçalves da-
dc.date.accessioned2024-10-04T12:42:15Z-
dc.date.available2024-10-04T12:42:15Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas de Lima Gonçalves da. A formação da sociedade do cansaço: uma reflexão sobre a educação a partir de uma escola pública de Recife. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6270-
dc.descriptionTendo em vista o número alarmante de jovens estudantes de Recife na atualidade com problemas de ordem psíquicas, como a depressão, a ansiedade, a síndrome de Burnout etc. o presente trabalho tem como objetivo analisar se é possível estabelecer uma relação direta entre a socialização feita pela educação com o aumento do índice de doenças psíquicas dessa população. O modelo educacional atual exerce violência neuronal nos jovens? Se sim, de que forma essa violência é exercida? Quais as consequências dessa violência? Para averiguar a veracidade da tese e responder a essas indagações, foi realizada uma pesquisa de campo que fez uso de questionários e entrevistas com alunos e ex-alunos com a finalidade de levantar dados para serem analisados e embasar uma discussão teórica capaz de verificar essa tese. Conclui-se que é possível estabelecer uma relação da educação com o adoecimento psíquico da população na medida em que ela interioriza valores e rotinas que jogam o indivíduo em uma vida regada de violências neuronais que contribuem para a formação de problemas psíquicos.pt_BR
dc.description.abstractHavin in sight the alarming number of young students from Recife nowadays with psychic problems, like depression, anxiety, Burnout syndrome etc. The present work aims to analyze if it’s possible to estabilish a direct relationship between the socialization made by the education with the increanse in the rate of psychic disorders of this population. Does the current educational model exert neuronal violence in young people? If so, in what ways this violence is exercised? And what are the consequences of this violence? To verify the truth of the thesis and answer these questions, a field research was made using questionnaires and interviews with students and former students with the purpose of collecting data to be analyzed and support a theoretical discussion capable of verifying this thesis. It is concluded that it’s possible to estabilish a relationship between education and the population’s psychic illness insofar as it internalizes values and routines that throws the individual in a life full of neuronal violences that contribute to the formation of psychic problems.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectFadiga mentalpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleA formação da sociedade do cansaço: uma reflexão sobre a educação a partir de uma escola pública de Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3769075927101151pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0891943804378064pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lucasdelimagoncalvesdasilva.pdf356,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons