Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6265
Título: | Encantando o aluno: aprendizagem criativa em documento oficial da Rede Municipal do Recife |
Autor: | Oliveira, Bruno Fernando da Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7022806709264634 |
Orientador: | Lima, Hérica Karina Cavalcanti de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7078742576743942 |
Palavras-chave: | Ensino fundamental;Língua portuguesa;Ensino e aprendizagem;Aprendizagem criativa;Política educacional;Análise de conteúdo |
Data do documento: | 27-Fev-2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Bruno Fernando da Silva. Encantando o aluno: aprendizagem criativa em documento oficial da Rede Municipal do Recife. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabajo se basa en las ideas del Aprendizaje Creativo (Resnick, 2020), una metodología interactiva que se aleja de la visión tradicional de la enseñanza y busca deleitar a los alumnos en el aula, lo que resulta en el compromiso con las actividades escolares. El objetivo de este estudio fue analizar el documento Política de Ensino da Rede Municipal do Recife - Ensino Fundamental (1º ao 9º Anos), 2021, ás general, y, más específicamente, en la asignatura de Lengua Portuguesa. Metodológicamente, este trabajo es cualitativo y utiliza los presupuestos básicos del Análisis de Contenido, a saber, la búsqueda de palabras clave, la categorización y la construcción de significados. Los resultados apuntan a la existencia de tres grandes categorías que indican la existencia de proposiciones relacionadas con el Aprendizaje Creativo y el Encantamiento del Alumno a lo largo de todo el documento. Sin embargo, en la sección específica sobre la Lengua Portuguesa, casi no hay referencias a esta perspectiva. |
Resumo: | Este trabalho se baseia nas ideias da aprendizagem criativa (Resnick, 2020), metodologia interativa que se afasta da visão tradicional de ensino e busca encantar o aluno em sala de aula, tendo como resultado o engajamento nas atividades escolares. O objetivo deste estudo foi a análise do documento Política de Ensino da Rede Municipal do Recife - Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), de 2021, de modo a identificar possíveis orientações e/ou incentivos a um ensino que dialogue com a aprendizagem criativa e favoreça o encantamento do aluno em todas as áreas, de um modo mais geral, e, de modo mais específico, nas disciplina de Língua Portuguesa. Metodologicamente este trabalho é qualitativo e usa pressupostos básicos de análise do conteúdo, a saber, pesquisa por palavras-chaves, classificação de categorias e construção de significados. Os resultados apontam para a existência de três categorias que indicam a existência de proposições relacionadas à aprendizagem criativa e ao encantamento do aluno ao longo de todo o documento. No entanto, na seção específica de Língua Portuguesa, quase não há referências a essa perspectiva. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6265 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_brunofernandodasilvaoliveira.pdf | 302,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons