Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6264
Título: | A língua portuguesa no ensino médio: reflexões e possibilidades a partir do estagio supervisionado |
Autor: | Aquino, Abigail Rodrigues de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4411134023678639 |
Orientador: | Berto, Jane Cristina Beltramini |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5158679260858327 |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa - Ensino;Língua portuguesa (Ensino médio) |
Data do documento: | 23-Fev-2021 |
Citação: | AQUINO, Abigail Rodrigues de. A língua portuguesa no ensino médio: reflexões e possibilidades a partir do estagio supervisionado. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021. |
Resumo: | Este trabalho busca refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), e das experiências obtidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório em LP – ESO III, junto a UAST-UFRPE. Especificamente, buscamos discutir como esse ensino se efetiva na escola campo de estágio ao longo das observações e da regência vivenciadas no ESO. A metodologia adotada parte de pesquisa-ação, segundo a qual, discutimos possibilidades de ensino e problemáticas a partir do círculo em que nos relacionamos no momento de observação escolar e de estudo acadêmico para formação de professores acerca dos aspectos teórico-metodológicos da LP. Para tanto, a pesquisa bibliográfica e documental foi uma das nuances para o estudo, com foco no ensino de gêneros textuais, como apontam as diretrizes curriculares oficiais, pautadas nos documentos federais como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e os Parâmetros Curriculares nacionais – PCN (BRASIL, 2000) entre outros. A análise aponta para modificações profundas quanto ao ensino e a ação docente nos cursos universitários, sobretudo na maneira de se conceber as práticas de estágio supervisionado, e diante do agravante da Pandemia ocasionada pela Covid-19, que alterou sobremaneira a realidade social, acadêmica e educacional de todos os brasileiros. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6264 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_abigailrodriguesdeaquino.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons