Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBerto, Jane Cristina Beltramini-
dc.contributor.authorAquino, Abigail Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-10-01T20:36:35Z-
dc.date.available2024-10-01T20:36:35Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.citationAQUINO, Abigail Rodrigues de. A língua portuguesa no ensino médio: reflexões e possibilidades a partir do estagio supervisionado. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6264-
dc.descriptionEste trabalho busca refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), e das experiências obtidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório em LP – ESO III, junto a UAST-UFRPE. Especificamente, buscamos discutir como esse ensino se efetiva na escola campo de estágio ao longo das observações e da regência vivenciadas no ESO. A metodologia adotada parte de pesquisa-ação, segundo a qual, discutimos possibilidades de ensino e problemáticas a partir do círculo em que nos relacionamos no momento de observação escolar e de estudo acadêmico para formação de professores acerca dos aspectos teórico-metodológicos da LP. Para tanto, a pesquisa bibliográfica e documental foi uma das nuances para o estudo, com foco no ensino de gêneros textuais, como apontam as diretrizes curriculares oficiais, pautadas nos documentos federais como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e os Parâmetros Curriculares nacionais – PCN (BRASIL, 2000) entre outros. A análise aponta para modificações profundas quanto ao ensino e a ação docente nos cursos universitários, sobretudo na maneira de se conceber as práticas de estágio supervisionado, e diante do agravante da Pandemia ocasionada pela Covid-19, que alterou sobremaneira a realidade social, acadêmica e educacional de todos os brasileiros.pt_BR
dc.format.extent33 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino médio)pt_BR
dc.titleA língua portuguesa no ensino médio: reflexões e possibilidades a partir do estagio supervisionadopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4411134023678639pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5158679260858327pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_abigailrodriguesdeaquino.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons