Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6219
Título: | Aspectos multimodais no processo de aquisição da linguagem em indivíduos autistas - uma revisão bibliográfica |
Autor: | Andrade, Kayamar Ynaê Panzarini de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/0992721332460608 |
Orientador: | Vicente, Renata Barbosa |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2541553913706614 |
Palavras-chave: | Aquisição de linguagem;Multimodalidade;Transtorno do espectro autista |
Data do documento: | 29-Nov-2023 |
Citação: | ANDRADE, Kayamar Ynaê Panzarini de. Aspectos multimodais no processo de aquisição da linguagem em indivíduos autistas - uma revisão bibliográfica. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | As teorias em aquisição da linguagem historicamente tentam explicar este fenômeno de maneira muito relacionada à trajetória da aquisição da fala, o que acaba negando o lugar na linguagem de autistas não-verbais, por isso, considerar os aspectos da linguagem multimodal é uma forma de inserir esses sujeitos na linguagem. Dito isso, essa pesquisa tem o objetivo de investigar como a multimodalidade vem sendo concebida como um aspecto linguístico de aquisição da linguagem em indivíduos autistas em pesquisas nacionais publicadas entre 2018 a 2023 e de forma específica, descrever e analisar a metodologia utilizada por essas pesquisas para chegarem ao resultado que através da multimodalidade os indivíduos autistas estão inseridos em contextos de interação e comunicação. Tomando-se com referência os estudos de Vygotsky (1970) e Bruner (1985) sobre a Teoria Interacionista de Aquisição da Linguagem; Tomasello (2003) sobre Atenção Conjunta e Interação; McNeill (1985), Kendon (2000), sobre aspectos da linguagem multimodal e ÁvillaNóbrega (2018), sobre Multimodalidade no autismo, foi feita uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza quali-quantitativa do tipo exploratório, que atendessem aos descritores: (i) Aquisição da Linguagem; (ii) Linguagem Multimodal; (iii) Transtorno do Espectro do Autismo; Foram analisados 13 artigos e 2 dissertações que atendiam aos critérios de inclusão. As análises dos resultados indicaram que as pesquisas em aquisição da linguagem multimodal em indivíduos autistas publicadas entre 2018-2023 consideraram os elementos multimodais possíveis de inserir os sujeitos autistas em contextos de interação e comunicação. Essa pesquisa se demonstrou relevante uma vez que foi possível construir um panorama de como a multimodalidade vem sendo concebida em pesquisas brasileiras a fim de se pensar em estratégias e ferramentas de inclusão desses indivíduos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6219 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_kayamarynaepanzarinedeandrade.pdf | 909,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons