Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6218
Título: A leitura como ferramenta no processo da aprendizagem, no 8º e 9º ano do ensino fundamental, anos finais
Autor: Garcia, Josineide Barbosa da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3504016040602748
Orientador: Pedrosa, Paloma Pereira Borba
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1116526654784440
Palavras-chave: Leitura;Ensino fundamental
Data do documento: 29-Nov-2023
Citação: GARCIA, Josineide Barbosa da Silva. A leitura como ferramenta no processo da aprendizagem, no 8º e 9º ano do ensino fundamental, anos finais. 2023. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumo: O presente estudo busca analisar o conhecimento sobre a leitura e como o professor pode levar o estudante a ter motivação para praticá-la. Apresentamos, neste trabalho, um relato acerca da nossa experiência prática docente durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), o qual foi realizado em uma escola pública do município de Igarassu, em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Durante as atividades propostas, dedicamo-nos a discutir questões relacionadas ao ensino de leitura e à importância dessa prática. Entende-se que a leitura é fundamental para o bom desenvolvimento do ser humano. É notório que, aquele que lê, melhor argumenta e sabe colocar-se diante de diferentes situações de interação. Faz parte do papel da escola conscientizar sobre a importância da leitura na formação integral do indivíduo e sobre a prática e uso dessa competência na sociedade atual, seja no meio educacional, profissional, cultural ou no exercício de sua cidadania. Utilizamos, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, embasando-nos em estudos, pesquisas e artigos anteriormente publicados, seguida de análise do material referenciado para a elaboração e aplicação do projeto de leitura. Visando implementar a prática de incentivo à leitura como professor mediador, foi executado o projeto didático de leitura. Foi possível perceber o engajamento dos estudantes durante todo o processo de aplicação do projeto, desde as rodas de conversa até a atuação no desenvolvimento das atividades sugeridas. Concluímos, a partir da compreensão desta prática, que a leitura é uma competência primordial para a vida em sociedade, sendo uma parte de destaque significativo na formação dos cidadãos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6218
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_josineidebarbosadasilvagarcia.pdf773,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons