Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedrosa, Paloma Pereira Borba-
dc.contributor.authorSilva, Ani Camila Gomes da-
dc.date.accessioned2024-09-24T01:23:45Z-
dc.date.available2024-09-24T01:23:45Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, Ani Camila Gomes da. Podcast: gênero textual digital como ferramenta de incentivo à formação de leitores no ensino médio. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio, PE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6184-
dc.descriptionEste estudo objetiva investigar até que ponto a aplicabilidade do podcast pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio e de forma especial, para o desenvolvimento da leitura. O presente trabalho busca, de forma específica, identificar como o podcast pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das competências leitoras no Ensino Médio, reconhecendo possíveis implicações do gênero midiático digital em relação ao desenvolvimento leitor e analisar possíveis concepções teóricas que salientam a importância da contribuição do podcast como recurso didático. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental de caráter qualitativo, com base na análise de publicações acadêmicas que abordam temáticas relativas aos gêneros digitais, podcast e leitura no Ensino Médio. Como resultado, foi possível identificar as diversas possibilidades que o gênero digital podcast pode proporcionar ao desenvolvimento das habilidades de leitura e, concomitantemente, da oralidade, permitindo desde o desenvolvimento da compreensão leitora à inclusão social no ambiente educacional. Todavia, como qualquer nova metodologia, faz-se necessário tanto o preparo do docente que almeja utilizar o gênero em questão como o ambiente escolar deve dispor também dessas perspectivas com base em infraestrutura e instrumentos tecnológicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipUABpt_BR
dc.format.extent18f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titlePodcast: gênero textual digital como ferramenta de incentivo à formação de leitores no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1116526654784440pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localAfrânio, PEpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_anicamilagomesdasilva.pdf507,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons