Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6184
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pedrosa, Paloma Pereira Borba | - |
dc.contributor.author | Silva, Ani Camila Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T01:23:45Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T01:23:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ani Camila Gomes da. Podcast: gênero textual digital como ferramenta de incentivo à formação de leitores no ensino médio. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Afrânio, PE, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6184 | - |
dc.description | Este estudo objetiva investigar até que ponto a aplicabilidade do podcast pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio e de forma especial, para o desenvolvimento da leitura. O presente trabalho busca, de forma específica, identificar como o podcast pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das competências leitoras no Ensino Médio, reconhecendo possíveis implicações do gênero midiático digital em relação ao desenvolvimento leitor e analisar possíveis concepções teóricas que salientam a importância da contribuição do podcast como recurso didático. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental de caráter qualitativo, com base na análise de publicações acadêmicas que abordam temáticas relativas aos gêneros digitais, podcast e leitura no Ensino Médio. Como resultado, foi possível identificar as diversas possibilidades que o gênero digital podcast pode proporcionar ao desenvolvimento das habilidades de leitura e, concomitantemente, da oralidade, permitindo desde o desenvolvimento da compreensão leitora à inclusão social no ambiente educacional. Todavia, como qualquer nova metodologia, faz-se necessário tanto o preparo do docente que almeja utilizar o gênero em questão como o ambiente escolar deve dispor também dessas perspectivas com base em infraestrutura e instrumentos tecnológicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UAB | pt_BR |
dc.format.extent | 18f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Podcast: gênero textual digital como ferramenta de incentivo à formação de leitores no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.rights.license | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0) | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1116526654784440 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Afrânio, PE | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_anicamilagomesdasilva.pdf | 507,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons