Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6183
Título: | O gênero charge em sala de aula: a construção de sentidos por meio da leitura multimodal |
Autor: | Bandeira, Ana Paula da Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3619127005787958 |
Orientador: | Pedrosa, Paloma Pereira Borba |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1116526654784440 |
Palavras-chave: | Charges;Multimodalidade |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Citação: | BANDEIRA, Ana Paula da Silva. O gênero charge em sala de aula: a construção de sentidos por meio da leitura multimodal. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de investigar como as múltiplas semioses presentes na materialidade do gênero charge contribuem para a construção de sentidos e, consequentemente, para a compreensão efetiva do texto. Portanto, o conteúdo desse estudo aborda a importância da charge como gênero textual para o ensino de Língua Portuguesa. O método utilizado para a concretização dessa pesquisa é de caráter analítico-bibliográfico em fontes bibliográficas que abordam a temática da pesquisa. A pesquisa bibliográfica seguiu uma abordagem qualitativa e documental organizada em alguns contextos, sobre: os gêneros textuais e o ensino, caracterização e uso da charge; os sentidos da charge; a charge na sala de aula e orientações dos documentos normativos educacionais. A pesquisa conta com autores como Kleiman (2004), Marcuschi (2007), Silva (2004), Dionísio (2007/2011), Rojo (2012) e Libâneo (2018), entre outros, que demonstram que a charge é um gênero que pode ser utilizado de forma eficaz para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes. A multimodalidade presente na charge contribui para a construção de sentidos de diferentes maneiras, a partir da combinação de diversos modos de representação da linguagem, as quais atuam de forma orquestrada na construção da mensagem a ser transmitida; como também ser utilizada para representar ideias ou conceitos que são difíceis de serem expressos apenas através da linguagem verbal; e, também, criar um efeito humorístico ou irônico. A charge é um gênero textual que pode ser utilizado de forma eficaz para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes, pois está presente no cotidiano dos sujeitos, é capaz de despertar o interesse e pode ser utilizado para abordar temas atuais e relevantes para o ensino-aprendizagem do gênero textual. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6183 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_anapauladasilvabandeira.pdf | 367,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons