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Title: Um olhar sobre a inclusão: experiências e vivências de um aluno surdo no ensino superior
Authors: Ferreira, Késsia Thalita Rodrigues de Sousa
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/4109459459975847
metadata.dc.contributor.advisor: Sarmento, Viviane Nunes
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/3585393100374728
Keywords: Educação inclusiva;Surdos - Educação;Ensino superior
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: FERREIRA, Késsia Thalita Rodrigues de Sousa. Um olhar sobre a inclusão: experiências e vivências de um aluno surdo no ensino superior. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.
Abstract: This research was developed in a university located in the city of Garanhuns-PE. Its objective was to identify the actions developed in the institution aiming at the entrance and permanence of a deaf student in the pedagogy course, comparing their experiences with that of a former deaf student, graduated in this same course. We sought to know the political and pedagogical conceptions that permeate the inclusion of the deaf student in the university spaces. For this, interviews and observations were used as a data collection technique. The research is a case study with qualitative approach, with the participation of eight teachers, two interpreters and two deaf. For a better understanding on the subject, it was decided to make a historical outline of the main social and political events that precede the perspective of inclusion. For such, had as theoretical contribution the studies of Vasconcelos (2006 and 2018), Skliar (2005; 1998 e and 1999) among others. It was realized that an education based on difference and respect for the rights of the deaf person is necessary and urgent, making progress for all possible, since, as in the university, society still lives a confused moment about what to do to that inclusion actually happens, when public policies and current legislation show that it is the right of the deaf to be in the classroom and have the conditions of access and permanence with quality learning. The study also showed the need for greater propagation and use of sign language throughout the academic community, because it is through language and its interaction with the world that the human being is constituted.
Description: Esta pesquisa foi desenvolvida em uma universidade localizada na cidade de Garanhuns-PE, teve por objetivo identificar as ações desenvolvidas na instituição que visam à entrada e permanência de um estudante surdo no curso de pedagogia, comparando suas experiências e vivências com a de um ex-estudante surdo, formado nesse mesmo curso. Buscou-se conhecer as concepções políticas e pedagógicas que permeiam a inclusão do estudante surdo nos espaços da universidade. Para isso utilizou-se de entrevistas e observações como técnica de coleta de dados. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, contou com a participação de oito professores, dois intérpretes e dois surdos. Para uma melhor compreensão sobre o tema, optou-se por fazer um recorte histórico sobre os principais acontecimentos sociais e políticos que precedem a perspectiva da inclusão. Para tanto, teve como aporte teórico os estudos de Vasconcelos (2006 e 2018), Skliar (1998; 1999 e 2005) dentre outros. Percebeu-se que se faz necessário e urgente uma educação pautada na diferença e no respeito aos direitos da pessoa com surdez, oportunizando avanços para todos, uma vez que, assim como na universidade, a sociedade ainda vive um momento confuso sobre o que fazer para que aconteça de fato a inclusão, quando as políticas públicas e a legislação vigente mostram que é direito do surdo estar em sala de aula e ter as condições de acesso e permanência com qualidade de aprendizagem. O estudo mostrou também a necessidade de uma maior propagação e uso da língua de sinais por toda a comunidade acadêmica, pois é através da língua e sua interação com o mundo que o ser humano se constitui.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6169
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

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