Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSarmento, Viviane Nunes-
dc.contributor.authorFerreira, Késsia Thalita Rodrigues de Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-17T19:19:26Z-
dc.date.available2024-09-17T19:19:26Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationFERREIRA, Késsia Thalita Rodrigues de Sousa. Um olhar sobre a inclusão: experiências e vivências de um aluno surdo no ensino superior. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6169-
dc.descriptionEsta pesquisa foi desenvolvida em uma universidade localizada na cidade de Garanhuns-PE, teve por objetivo identificar as ações desenvolvidas na instituição que visam à entrada e permanência de um estudante surdo no curso de pedagogia, comparando suas experiências e vivências com a de um ex-estudante surdo, formado nesse mesmo curso. Buscou-se conhecer as concepções políticas e pedagógicas que permeiam a inclusão do estudante surdo nos espaços da universidade. Para isso utilizou-se de entrevistas e observações como técnica de coleta de dados. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, contou com a participação de oito professores, dois intérpretes e dois surdos. Para uma melhor compreensão sobre o tema, optou-se por fazer um recorte histórico sobre os principais acontecimentos sociais e políticos que precedem a perspectiva da inclusão. Para tanto, teve como aporte teórico os estudos de Vasconcelos (2006 e 2018), Skliar (1998; 1999 e 2005) dentre outros. Percebeu-se que se faz necessário e urgente uma educação pautada na diferença e no respeito aos direitos da pessoa com surdez, oportunizando avanços para todos, uma vez que, assim como na universidade, a sociedade ainda vive um momento confuso sobre o que fazer para que aconteça de fato a inclusão, quando as políticas públicas e a legislação vigente mostram que é direito do surdo estar em sala de aula e ter as condições de acesso e permanência com qualidade de aprendizagem. O estudo mostrou também a necessidade de uma maior propagação e uso da língua de sinais por toda a comunidade acadêmica, pois é através da língua e sua interação com o mundo que o ser humano se constitui.pt_BR
dc.description.abstractThis research was developed in a university located in the city of Garanhuns-PE. Its objective was to identify the actions developed in the institution aiming at the entrance and permanence of a deaf student in the pedagogy course, comparing their experiences with that of a former deaf student, graduated in this same course. We sought to know the political and pedagogical conceptions that permeate the inclusion of the deaf student in the university spaces. For this, interviews and observations were used as a data collection technique. The research is a case study with qualitative approach, with the participation of eight teachers, two interpreters and two deaf. For a better understanding on the subject, it was decided to make a historical outline of the main social and political events that precede the perspective of inclusion. For such, had as theoretical contribution the studies of Vasconcelos (2006 and 2018), Skliar (2005; 1998 e and 1999) among others. It was realized that an education based on difference and respect for the rights of the deaf person is necessary and urgent, making progress for all possible, since, as in the university, society still lives a confused moment about what to do to that inclusion actually happens, when public policies and current legislation show that it is the right of the deaf to be in the classroom and have the conditions of access and permanence with quality learning. The study also showed the need for greater propagation and use of sign language throughout the academic community, because it is through language and its interaction with the world that the human being is constituted.pt_BR
dc.format.extent60 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a inclusão: experiências e vivências de um aluno surdo no ensino superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.rights.licenseAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4109459459975847pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3585393100374728pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localGaranhunspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Garanhunspt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (UAG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_kessiathalitarodriguesdesouzaferreira.pdf905,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons