Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6109
Título: Implantação de quintais produtivos em busca da valorização e soberania alimentar da comunidade da Nova Tatuoca
Autor: Ferreira, Joanne Kaline de Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8545969062098278
Orientador: Silva, Lourinalda Luiza Dantas da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7013867423178814
Palavras-chave: Comunidade pesqueira;Segurança alimentar;Saúde;Tecnologias sociais;Quintais produtivos;Extensão universitária
Data do documento: 2017
Citação: FERREIRA, Joanne Kaline de Oliveira. Implantação de quintais produtivos em busca da valorização e soberania alimentar da comunidade da Nova Tatuoca. 2017. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.
Resumo: A proposta desse projeto está baseada na realização de atividades educativas não formais, relacionadas às práticas complementares e integrativas de saúde, na busca da valorização e soberania alimentar, com moradores da Vila Tatuoca e de seu entorno. Trata-se de uma comunidade que foi remanejada a partir da expansão do Complexo Portuário de Suape, o que acarretou uma mudança nos hábitos de cuidado, costumes alimentares e práticas de lazer a partir da mudança do local de moradia. Tomando como referência a importância da segurança alimentar, do lazer e a utilização das plantas medicinais para o cuidado de si e da família, referenciada nos conhecimentos populares tradicionais, pretende-se desenvolver atividades com as famílias remanejadas na perspectiva de contribuir para o acesso aos direitos sociais de saúde, lazer e segurança alimentar. Por meio da utilização base metodológica, as etapas da metodologia da educação popular pretende-se: estudar a realidade local, com a realização do levantamento dos hábitos alimentares, de lazer e cuidado das famílias; organizar os conhecimentos - através da realização de oficinas, palestras, apresentação de vídeos, vivências, com a participação da comunidade envolvida e da equipe; e aplicação do conhecimento, por meio da implementação de Quintais Produtivos; concluindo com uma culminância planejada coletivamente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6109
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_joannekalinedeoliveiraferreira.pdf444,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons