Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6059
Título: Os desafios da arte-educação no Brasil: uma análise das práticas pedagógicas realizadas em um grupo 4º da educação infantil de uma escola da RM do Recife
Autor: Silva, Maria Verônica Angélica da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1747165890340863
Orientador: Alves, Bruno Fernandes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8297422717781216
Palavras-chave: Arte na educação;Prática pedagógica;Educação infantil
Data do documento: 22-Set-2023
Citação: SILVA, Maria Verônica Angélica da. Os desafios da arte-educação no Brasil: uma análise das práticas pedagógicas realizadas em um grupo 4º da educação infantil de uma escola da RM do Recife. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: This work aims to present and reflect on the development of the methodology and activities of art education in the teaching of early childhood education by teachers, carried out in the group of the 4 group of CEMEDI Professor Nilo Pereira de Educação Infantil, located in the municipality of Paulista do Estado Pernambuco after a descriptiveexplanatory survey with a questionnaire, document analysis and field research with observations. For this, a bibliographical research was used, as well as the literature review and examples based on the new proposals of the National Curricular Parameters in Arts, BNCC and referenced authors. Using as resources the photographic record, questionnaire. Resources that helped in understanding the teaching of art in Brazil and the difficulties encountered by teachers and also in their training. Bearing in mind that the teaching of Art in Brazil is undergoing major transformations. This study makes possible the knowledge of the diverse knowledge present in the national culture and that, as part of a social system, carries with it beyond the ideological, political and sociocultural reflexes, therefore, a great effort and responsibility. It is perceived that one of the great challenges of teaching Art in contemporary times is to become a discipline recognized by students and teachers of other curricular components, since it still receives the stigma of support for other disciplines in Basic Education.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre o desenvolvimento da metodologia e atividades da arte educação no ensino da educação infantil pelos docentes, realizados na turma do grupo do 4 do CEMEDI Professor Nilo Pereira de Educação Infantil, localizadas no município de Paulista do estado de Pernambuco após uma pesquisa descritiva-explicativa com questionário, análise documental e pesquisa de campo com observações. Para isso foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, bem como a revisão de literaturas e exemplos baseados nas novas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Artes, BNCC e autores referenciados. Utilizando como recursos o registro fotográfico, questionário. Recursos esses que auxiliaram na compreensão ao ensino da arte no Brasil e das dificuldades encontradas pelos professores e também em sua formação. Tendo em vista que o ensino da Arte no Brasil está passando por grandes transformações. Esse estudo possibilita o conhecimento dos diversos saberes presentes na cultura nacional e que como parte de um sistema social, carrega consigo além dos reflexos ideológicos, políticos e socioculturais, logo, um esforço e responsabilidade muito grande. Percebe-se que um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é tornar-se uma disciplina reconhecida por alunos e professores dos outros componentes curriculares, já que a mesma recebe, ainda, o estigma de suporte para as outras disciplinas na Educação Básica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6059
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariaveronicaangelicadasilva.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons